Leites Vegetais

Leites VegetaisBoa notícia! Você pode obter leite fresco, gostoso e nutritivo a partir de inúmeros grãos e sementes que são ótimos para a saúde.

Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem anda querendo diminuir o consumo de leite animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, muitas vezes seguido por simples hábito. E o melhor da história: ao adotar novos leites em sua vida, você não vai sofrer por falta de nutrientes. Pelo contrário, poderá ganhar em fibras, minerais e saúde.

Leite de castanha-de-caju

Castanha-de-CajuSua principal função no organismo é proteger os vasos sanguíneos permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

Preparo: Um copo de castanhas para três a quatro de água. Bata, coe bem e obtenha quatro copos de saúde.

Leite de linhaça

Semente de LinhaçaA semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

Preparo: Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe três vezes em peneira fina. Dá três copos de leite.

Leite de arroz integral

Arroz IntegralUm poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Preparo: Deixe de molho por oito a dez horas, dois copos cheios de arroz. Leve ao fogo com o dobro de água. Exemplo: dois copos de arroz para quatro de água e assim proporcionalmente. O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe várias vezes seguidas. Dois copos de arroz rendem meio litro de leite.

Leite de amendoim

AmendoimProtege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas. O óleo das sementes não é prejudicial, pois sua gordura não é saturada.

Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8 horas, bata-os no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de cinco vezes para obter quatro copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduos.

Leite de nozes

NozesEstamos falando das conhecidas "nozes de Natal" que podem ser consumidas em qualquer época do ano. As nozes, em geral, favorecem o aparelho respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano. Não por acaso, as nozes tonificam o sistema nervoso.

Preparo: Um copo repleto de nozes batidas com dois copos de água, sempre mineral ou filtrada, dá de três a quatro copos de um leite surpreendentemente saboroso!

Leite de quinua

QuinuaComparada ao leite materno em valor nutritivo, a quinua é riquíssima em proteínas e, segundo os antigos incas, o alimento mais rico do planeta em aminoácidos e vitaminas.

Preparo: Coloque de molho por oito horas um copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com três copos de água filtrada ou mineral e coe por três vezes. Rende cerca de meio litro de leite.

Leite de sementes de abóbora

Semente de AbóboraVerdadeira mina de ferro, fósforo e cálcio, combate anemia, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, na oxigenação das células e na formação de ossos, músculos e cérebro. Limpa os intestinos e combate vermes. As sementes frescas são indicadas para náuseas e enjôos das gestantes.

Preparo: Para obter um litro desse néctar de saúde, separe um copo de sementes e deixe-as de molho por uma noite. De manhã, bata com três ou quatro copos de água filtrada. Coe bem.

Leite de soja

SojaUm grão de "bom senso", tamanho o seu equilíbrio nutricional. Possui fósforo, magnésio, ferro, cálcio, cobre, diversos aminoácidos essenciais, e doze vezes mais proteína do que o leite de vaca. Por ser altamente nutriz, a soja não só revitaliza como proporciona uma verdadeira regeneração celular.

Preparo: A soja necessita ficar de molho no mínimo seis horas. Após esse período, bata-a no liquidificador na proporção de um copo do grão para três de água filtrada ou mineral. Coe em um pano, espremendo bem o bagaço e leve o leite ao fogo até ferver - com cuidado para não entornar. Após levantar fervura, abaixe o fogo e deixe-o cozinhando por 30 minutos. Um copo de soja dá cerca de dois litros de leite. Seu resíduo, a okara, também precisa de cozimento antes de ser reaproveitado como alimento.

Leite de aveia

AveiaA aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por uma noite. Na manhã seguinte, bata com três a quatro copos de água, coe e obtenha um litro de leite.

Leite de gergelim

GergelimO gergelim é ótimo para os músculos e o cérebro. Tem muita proteína e ácido fólico, essencial na formação das células sanguíneas.

Preparo: Um copo de sementes de gergelim dá quatro copos de leite. Deixe as sementes de molho por oito horas e bata com quatro copos de água. O resíduo do gergelim batido pode virar um delicioso "queijelim". Acrescente azeite, sal, orégano e misture bem até atingir a consistência de corte.

Leite de castanha-do-pará

Castanha-do-ParáAs castanhas-do-pará são conhecidas como "pílulas da felicidade". Cada uma possui 60 mcg de selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contám ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia.

Preparo: Um dos mais saborosos! É como tomar leite vindo diretamente da castanheira... Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água - sempre filtrada ou mineral - para obter três copos de leite. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado quatro vezes.

Leite de girassol

Semente de GirassolTalvez sua principal propriedade seja a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra a poluição, o estresse e o envelhecimento precoce. É rico em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.

Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca. O importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe bem para obter cerca de meio litro de leite "regado pelo sol"!

Dicas

Todo leite vegetal pode ser tomado puro ou adoçado com melaço, açúcar mascavo, etc. Vale inventar e criar suas próprias receitas. Eles combinam muito bem com frutas e podem ser batidos no liquidificador com banana, mamão, maçã, abacate, até abacaxi.

Também ficam ótimos com frutas secas como ameixa-preta (sem caroço), damascos e uva-passa. Uma boa opção é deixar as frutas secas de molho por algumas horas antes de acrescentá-las ao leite, para que fiquem mais macias e soltem com facilidade seu açúcar natural.

Os segredos que fazem toda diferença

» Lave bem os grãos antes de começar o processo de "tirar o leite".

» Todo resíduo poderá ser reaproveitado em sopas, mingaus, assados ou na confecção de pães e tortas.

» Para obter uma consistência homogênea, os leites vegetais necessitam ser coados de três a quatro vezes em peneira fina ou pano macio. Coe, separe o bagaço e volte a coar sucessivamente. No caso de optar pelo pano, faça um saquinho largo e reserve-o só para esse fim. A vantagem do saquinho é que com ele pode-se "ordenhar" os grãos - o que dá uma sensação especial e gratificante.

» Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. O uso da canela é indicado quando o leite for aquecido.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

54 comentários:

  1. Fiz o leite de quinua e achei maravilhoso. Não sou vegetariana, porem busco uma alimentação saudavel. Priorizo os peixes como proteina.
    Usei o leite de quinua para fazer sucos com couve, beterraba e laranja e outros desse tipo. Ficou maravilhoso. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei esse post, quantas opcoes. Eu faco leite de amendoas e de avelas toda semana pois adoro e eh o unico leite q tomo agora.
    Muito obrigada por compartilhar todas essas dicas, eu ja tinha experimentado leite com nuts, de arroz e de aveia, mas nunca de quinoa ou as outras opcoes q vcs mostraram. Vou experimentar!
    Adoro o cantinho vegetariano, eh um excelente site!
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Ana, fico feliz que tenha gostado. Eu é que agradeço pela visita e pelo carinho... Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Qual é o leite vegetal com o gosto mais parecido ao leite de origem animal? Eu não suporto o de soja...:X

    Grata desde já! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, o melhor leite vegetal que eu já tomei foi o de amêndoas, vc nem percebe que não é de vaca. Basta misturar com morango ou banana, a fruta que preferir ou cacau em pó. Esse com certeza é o melhor.

      Excluir
    2. O de amêndoas, realmente, é muito saboroso!!! Morninho com canela, então... hummmm!!!!

      Excluir
  5. E realmente uma boa opçao, passar a consumir leites vegetais. So teremos a ganhar, a todos os niveis.
    Para algumas pessoas, pode ser moroso coar o leite ... contudo, ja existem maquinas que tornam tudo mais facil. Em Portugal, consegue-se comprar a leiteira de soja atraves do Centro Vegetariano e com ela po
    de-se fazer diferentes leites. Vale a pena !
    Boa Pascoa para todos.

    ResponderExcluir
  6. Eu percebi que a pergunta da Andreia não foi respondida, e gostaria de informá-la que o leite de aveia tem um sabor muito suave. Acredito que ela dar-se-á bem com este.

    ResponderExcluir
  7. Valéria, valeu pela dica!
    Tbm achei o leite de aveia o mais palatável, eu já estava enjoada de leite de soja, após 20 anos de consumo diário.
    Vale a pea variar com os outros tbm, mas o coringa é o de aveia!

    ResponderExcluir
  8. Complementando a explicação da Valéria Elena: faça o leite de aveia com frutas secas que o gosto será leve e meio adocicado mesmo sem açúcar.

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Que bom que gostou, Maria... Pode copiar à vontade, aliás, estão aí pra isso mesmo. Abraço!

      Excluir
  10. Estava lendo umas respostas... Por acaso seria o leite de aveia o melhor indicado também para usar com achocolatados ou teria algum outro que combinaria mais o sabor? Tentei com o leite de soja mas achei horrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, o leite de aveia geralmente tem uma boa aceitação, mas como essa coisa de paladar é muito pessoal, sugiro que experimente os diferentes tipos, até encontrar aquele que mais lhe agrada. Abraço!

      Excluir
    2. Concordo. Varia muito de pessoa pra pessoa. Eu, particularmente, acho achocolatado com leite de soja delicioso =)

      Excluir
  11. ola tenho uma duvida com quantos anos pode começar a tomar estes leite,tenho uma filha com suspeita de Autismo com 2 anos.
    Ela toma leite de soja mais gostaria de estar mudando para o de arroz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandro, sugiro que leia o artigo "Leites vegetais para bebês e crianças pequenas", do blog Cozinha Natureba. Confesso que, por ser leiga, não me sinto muito à vontade recomendando isso ou aquilo, especialmente quando se trata de crianças. Lembrando que é fundamental o acompanhamento de um pediatra e, se por acaso, o da sua filha é contra a dieta vegetariana, saiba que existem outros que são plenamente favoráveis a essa opção. Abraço!

      Excluir
    2. Alexandro, confira também nosso especial Crianças Vegetarianas com uma série de artigos e dicas que podem ajudá-lo a sanar suas dúvidas.

      Excluir
    3. Alexandro, qualquer criança pode e deve tomar leite de sementes, sucos verdes, vitaminas da lua, etc. O importante, no entanto, é que ela tome o leite materno até que ela, a criança, resolva largá-lo.
      Ao preparar o leite, bata uma fruta junto para melhorar o paladar.
      Junto ao leite um abraço apertado, umas caretas e sorrisos e muito, muito amor.

      Abraços de Luz.

      Renato Dias.

      Excluir
    4. Alexandro, visite o seguinte endereço: http://dietasgsc.blogspot.com.br/ trata-se de uma às voltas com o filho autista. Muito bom.

      Excluir
  12. Obrigada,obrigada,obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andou sumida, Pimenta... Fico feliz que tenha gostado do post. Apareça sempre. Abraço!

      Excluir
  13. Eu gostaria de saber qual desse "leites" tem o gosto mais parecido com o do leite de vaca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, nenhum deles... Sugiro que vá experimentando, até encontrar aquele que mais te agrada. Como comentou a Valeria Elena, o de aveia costuma ter uma boa aceitação.

      Excluir
  14. Eu adoro o de castanha do Pará, mas o melhor para fazer receitas salgadas é o de girasol, e já o de soja para fazer receitas doces.
    Adorei o post...
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lolita... Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  15. Quantos tipos diferentes de leite vegetal! Adorei! Moro nos Estados Unidos e aqui costumo comprar o leite de amendoas sem açúcar, sabor baunilha. Às vezes compro o de soja tb, pra variar. Outros que tem pra vender no supermercado são: leite de côco (coado, sem açúcar) e leite de arroz

    ResponderExcluir
  16. Estou partilhando este com amig@s no face!
    grata pelos informes!
    claudinhaV

    ResponderExcluir
  17. Que bom poder saber que existem tantas alternativas, e fáceis de fazer! Parabéns pelo trabalho!
    Quanto ao resíduo que fica depois de coar o leite, você teria dicas de receitas de como reaproveitá-lo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Olá, achei muito interessante a matéria, desconhecia totalmente a existência de leites vegetais. Mas eu fiquei com uma dúvida:

    qual é a real diferença entre fazer um leite vegetal e ingerir diretamente o tipo de grão utilizado? Perdoem minha ignorância, mas não seria mais fácil simplesmente comer a castanha, o amendoim, etc, ao invés de extrair o leite?

    Grato, Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para substituir o leite de vaca, Felipe, que além de ser cruel, ter malefícios (adultos não deveriam tomar leite materno, principalmente de outra espécie), há pessoas que são alérgicas a ele.

      Excluir
    2. Para vegetarianos ou veganos substituírem nas receitas, usando eles ao invés do leite de vaca. Isso vale para pessoas com intolerância a lactose também ^^

      Excluir
  19. Meu neto de 2 meses tem alergia a caseina, encontrado no leite animal. Ele poderia tomar o leite se soja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, o alimento ideal para um bebê dessa idade é o leite materno. Caso isso não seja possível, sugiro procurar orientação com um pediatra.

      Excluir
  20. Delícia de receitas, 10, livre de sangue, crueldade, gordura, pus, colesterol ruim, antibióticos e hormônios.. Valeu, obrigada!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá

    Que page maravilhosa!
    Estou em busca de um substituto para o leite e adorei as receitas. Vou começar pelo de aveia.
    Apesar de que o de quinua ainda tem a dica de usar o bagaço e fazer uma misturinha para comer com torradas, etc...
    Todos os leites são derivados de produtos integrais, me explicando, o de arroz, de aveia, certo?
    Muito grata por todas as dicas.
    Virei freguesa.

    ResponderExcluir
  22. O que mais gosto é o leite de coco feito em casa. Pode-se misturar com o leite de soja para deixá-lo mais palatável.

    ResponderExcluir
  23. Leites de paladar mais agradável: oleoginosas. Especialmente avelãs, amêndoas e castanha de caju. Quinua é agradável, mas eu prefiro adoçado com uma colher de chá de mel. Arroz eu acho meio sem gosto e sempre faço com uma porção da oleoginosa ( 1 xícara de arroz e 1/4 xícara delas). Aveia é o mais amargo de todos! As vezes que fiz, adocei com mel ( 1 colher de sobremesa) ou também misturado com a oleoginosa.

    Observação: no inicio eu coava o leite. Hoje em dia, bato bem e coloco todo o leite e o "bagaço" na jarra de vidro e bebo tudinho! Antes de colocá-lo em copo, sempre mexo para que a fibra também vá para o copo.

    ResponderExcluir
  24. gostaria de agradecer muito e elogiar muito este post.
    Abriu minha mente para novas possibilidades. Sempre bebi leite de vaca e de vez em quando um leite de soja, tudo comprado no mercado.
    Há muito tempo eu vi leite de arroz em caixinha vendendo, comprei e provei (não gostei muito), adoro provar coisas.
    Graças a seu post eu agora vejo um mundo de possibilidades (isso só pensando em leite rssr) pois eu posso fazer eu mesma, não dependo da boa vontade de uma indústria fazer, antes eu estava muito limitada ao que existia no mercado, agora me sinto muito mais livre para testar e provar.

    Queria também comentar minhas experiências até agora.
    Provei até agora:
    - leite de aveia: não gostei muito, não é muito palatável sozinho para mim, mas deve ser bom se for feito com alguma oleaginosa, testarei mais pra frente
    - castanha de caju: eu quase não testei por causa da má experiência com a aveia, mas eu gostei muito, e eu nem filtro, praticamente não é necessário.
    - nozes ("de natal"): gostei bastante, o problema é que aquele amargo da noz fica no leite também
    - castanha de caju e nozes (1:1): foi o mais gostoso que provei

    uma coisa que eu fiz foi adoçar com sucralose (eu não posso açúcar) e se adicionar um tiquinho de sal, o sabor fica muito melhor e se assemelha mais com o leite de vaca, mas tem que tomar cuidado para não exagerar.

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Se fizer qualquer leite destes com água de côco, ficará muito mais saboroso.

    ResponderExcluir
  26. Eu gamei nesse blog, não saio mais daqui não... Obrigada por compartilhar tantas informações. Que sua vida seja abençoada e que nunca te falte nada. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito gratificante saber disso, Luciara. Faz valer a pena cada minuto de dedicação... Obrigada pelo carinho. Abraço!

      Excluir
  27. Deveríamos todos ser veganos como uma postura ética. Podemos viver bem, de forma saudável e apurando o paladar, sem utilizar os animais para nossos interesses. Leites vegetais são uma ótima dica para quem aprecia beber leites.

    ResponderExcluir
  28. Que notícia maravilhosa! Estou começando agora e vou usar esse site como referência. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  29. Leite de amêndoa, pensa eu que não gosto de leite pois comprei uma caixa da amandin sabor amêndoa, pensa um leite gostoso parece muito com o leite animal mais muito mais leve, e muito mais caro também, estou adquirindo uma maquina que faz leite de grãos, precisando mudar alimentação do meu filho que é autista.

    ResponderExcluir
  30. leite de coco caseiro tambem é otimo e o residuo muito melhor que o coco ralado!!!!

    ResponderExcluir
  31. Sou vegetariana e estou caminhando para ser vegano mas tinha dificuldade para me livrar do leite e derivados, mas experimentei o leite de aveia e adorei, sua receita me ajudou bastante obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iraci, fico muito feliz em saber... Obrigada por comentar. Abraço!

      Excluir
  32. Vou fazer o de aveia e conto pra vcs. Bjs.

    ResponderExcluir
  33. Eu testei uma combinação aqui que adorei. Misturo o leite de coco com o de castanha do para. Coloco um pouco de essencia de baunilha uma pitada de sal, canela em pó uma pitada tbm e uma colher de açucar. Ainda estou fazendo umas experiências mas esse de longe foi o melhor resultado pra mim.

    ResponderExcluir
  34. Show!!! Chegando agora e já estou apaixonada, como Deus é maravilhoso, sempre capacita pessoas para ajudarem as outras.
    Depois de tanta luta descobri que o meu filho é APLV(Alérgico à Proteína do Leite de Vaca). Literalmente meu mundo caiu, não é nada fácil, até pq ele já tem quatro anos e só agora ele teve essa reação, reeducação alimentar com restrições nessa idade é complicado d+.
    Minha melhor descoberta foi saber que tudo q é vegano ele vai poder consumir, agora suas limitações terá um novo caminho...
    Então obrigado por compartilhar suas idéias e experiência, que vão me ajudar bastante.
    Obrigado também à todos vcs Veganos.💋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja sempre bem-vinda no nosso cantinho! Fico muito feliz em saber que as dicas e receitas aqui compartilhadas serão úteis na alimentação do seu filho. Isso me motiva ainda mais a continuar.

      Obrigada pelo carinho do seu comentário, é muito bom receber um feedback dos leitores. Abraço! ♥

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...