Queijo de Macadâmia e Ágar-ágar (vegana)

Queijo de Macadâmia e Ágar-ágar (vegana)
Ingredientes

1 e 1/2 xícara de água
5 colheres (chá) de ágar-ágar em pó (use colher de chá de medidor com 5ml, não a do jogo de talheres)
1/2 xícara de macadâmia (Sim, macadâmia. Eu tentei tudo quanto é tipo de castanha e dá uma diferença grande no gosto. Mas a amêndoa sem pele serve também. Castanha-de-caju eu achei que fica estranho)
Suco de 1 limão (e isso é meio gosto, depende do limão, etc.)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de levedo de cerveja
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de cúrcuma (açafrão da terra) para dar cor (opcional, se não colocar fica branquinho)

Preparo

Bata a castanha com sal, levedo de cerveja e açafrão no liquidificador até virar um pó fino. Misture a água com o ágar e ferva por uns dois minutos, mexendo. Ligue o liquidificador de novo, adicione o azeite e o ágar recém tirado do fogo (tem que se rápido, ágar endurece rápido), bata tudo, vai acrescentando o limão e prova. Coloque num pote redondo untado com azeite e deixe em geladeira até endurecer. Pode ser cortado em fatias ou ralado em tiras.

Veja outras fotos:


Você pode comprar, além do queijo de macadâmia, uma grande variedade de produtos veganos, produzidos pela equipe do VegVida.

Fonte - Receita, comentários e fotos de Renata Octaviani Martins

11 comentários:

  1. Show de receita! E o sabor agradou ao teu paladar?
    Quando estiver inspirada, vou tentar preparar esse 'queijo'.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oooooi Elaine :) Adorei o seu blog, adorei a receita da pizza acabei de fazer e ficou muuuuito bom :D

    ResponderExcluir
  3. pena que na minha cidade os ingredientes não existem :P nem nunca ouvi falar de mecadamia..
    e pesquisei os preços e são caros Oo'tipo levedo de cerveja leva meu rim..mas parece otimo ^^

    ResponderExcluir
  4. Elaine,
    Primeiro: você facilitou demais a minha vida! Seu blog é ótimo!

    Acabei de comer um sanduichinho de pão de forma com este queijo que eu fiz ontem a noite. Ótina a receita! Delícia de queijo. Só que ficou mais molinho do que o das suas fotos por causa da forma com que eu costumo fazer o kantem. A próxima receita que eu vou tentar é o leite de quinua, ou algum outro leite. Você indica algum?

    Para a pessoa que falou do preço do levedo: é caro sim, mas se isso te consola, rende a beça! E a macadâmia, sei que em Minas e no Espírito Santo já existem plantações. Procure com calma que você encontra. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    O queijo fica com a textura "quebradiça" do agár-agár? Porque diferente da gelatina de boi, que derrete na boca, o agar agar costuma "quebrar", não?

    ResponderExcluir
  6. Olha, quando eu fiz, ficou com uma textura que lembrava muito um queijo frescal, até porque, com o tempo na geladeira ele parece que solta água. O ágar que você usa é em pó? Foi em pó o que eu usei. E outra coisa - eu diminuí um pouco a concentração de ágar.

    ResponderExcluir
  7. Ai que delíiiiicia! chegou a dar agua na boca. vou fazer com certeza

    ResponderExcluir
  8. Uma dica que pode ajudar... estou usando vinagre de maçã no lugar do limão e não atrapalha no sabor... uso cerca de uma colher de sopa.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pela dica, Valeria... Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu fiz essa receita essa semana mais infelizmente nao endureceu. Eu moro em Londres entao tive que fazer algumas alteracoes, ao inves de usar agar-agar eu usei a gelatina vegan da Quaker e ao inves de usar levedo de cerveja somente encontrei levedo normal. O sabor ficou otimo entao gostaria de tentar novamente. Alguma sugestao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, conversei com a Renata, que foi quem criou a receita desse queijo... Como ela não conhece essa gelatina vegan da Quaker, que você mencionou, e sua equivalência em relação ao ágar-ágar, fica difícil opinar. Já que você gostou do sabor e gostaria de tentar novamente, minha sugestão é que tente encontrar os mesmos ingredientes usados por ela.

      Tem um grupo no Facebook, que talvez possa ser útil, pois o objetivo é compartilhar dicas, receitas, experiências, enfim... Acesse e participe, acho que você vai gostar: RECEITAS VEGANAS

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...