Pão Básico Integral (vegana)

Ingredientes

680 g de farinha de trigo integral, e mais um pouco para polvilhar
1 colher (chá) de sal
7 g de fermento biológico seco instantâneo
450 ml de água morna

Preparo

Numa tigela grande, peneire a farinha de trigo integral e o sal, incluindo o farelo que restar na peneira. Acrescente o fermento seco e faça um buraco no centro da farinha para despejar ali a água morna. Com as mãos, incorpore aos poucos a farinha à água. Modele a massa, formando uma bola que seja firme ao toque e que se desprenda dos lados da tigela. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha ou um pouco mais de água.

Transfira a massa para uma superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos ou até ficar lisa e elástica. Ponha a massa numa tigela grande, levemente untada, e cubra-a com filme plástico. Deixe fermentar num local aquecido por cerca de 1 hora ou até ter dobrado de volume.

Devolva a massa crescida à superfície de trabalho e insira o punho fechado, como se desse um soco nela. Amasse-a delicadamente, formando uma bola bem-feita e coloque-a num tabuleiro grande, untado. Cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar num local aquecido por mais 1 hora ou até ter novamente dobrado de volume.

Próximo ao fim do tempo de crescimento, preaqueça o forno a 220°C. Descubra a massa e polvilhe-a com um pouco de farinha. Depois, com uma pequena faca de serra, faça 4 cortes no topo do pão, de um lado ao outro. Asse por 35 minutos ou até obter um som oco, ao bater com os dedos na base do pão. Ponha o pão numa grade metálica e espere esfriar completamente antes de fatiá-lo. Conserva-se por até 5 dias.

Rendimento: 1 pão

Fonte

2 comentários:

  1. Amanhã quando for às compras vou trazer a farinha integral e farei o pão com certeza... Ahhh...Faz tempo que não faço pão em casa, nesse inverno vai ser maravilhoso!

    Tomara que seja tão simples, como vc faz parecer...Rsrrr

    Bj querida!

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, confesso que quando encontrei essa receita também fiquei doida pra "por a mão na massa" e experimentar esse pão, mas ainda não fiz. Se realmente fizer, volta pra contar como ficou. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...