Mandioquinha

Ela pode ter vários nomes, mas suas propriedades são únicas e bem conhecidas. Conheça mais sobre essa raiz que protege o estômago e é de fácil digestão

mandioquinha ou batata-baroaNome

Ela não é muito conhecida fora das Américas, por isso, dificilmente um alemão ou um italiano, por exemplo, terá um nome para o que os brasileiros chamam de mandioquinha, batata-baroa, batata-salsa ou cenoura amarela. Assim como no português tupiniquim, em espanhol, ela também tem diversos nomes, como apio criollo, racacha, virraca, zanahoria blanca ou arracacha. Esse último, aliás, é como a mandioquinha é chamada na língua inglesa. Os franceses, no entanto, chamam de pomme de terre-céleri o que os cientistas conhecem por Arracacia xanthorrhiza.

Origem

Essa raiz tuberosa é originária dos países andinos, mais especificamente da região que compreende o Equador e o Peru onde é bastante popular. E, segundo a Embrapa Hortaliças, responsável pelas poucas pesquisas nacionais em torno da mandioquinha, não se sabe muito bem quando essa raiz chegou a terras brasileiras. A versão mais aceita pela instituição é a que diz que, em 1907, membros da Sociedade de Agricultura, localizada no Rio de Janeiro, trouxeram suas mudas da Colômbia.

Da mesma família da cenoura, da salsa, do coentro, do anis, do aipo e do funcho, a mandioquinha se espalhou pelo Brasil e se adaptou muito bem às areas de grande altitude onde as temperaturas são mais amenas, como Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, São Paulo e Paraná - sendo este o maior produtor atualmente. Além do Brasil, Colômbia, Venezuela e Equador estão entre os países que mais produzem e consomem essa raiz.

Propriedades nutricionais

Além da niacina, a mandioquinha, segundo os pesquisadores da Embrapa Hortaliça, contém níveis razoáveis de vitamina A e também é uma fonte importante de energia devido ao seu teor de carboidrato (quase 19 g em 100 g de mandioquinha cozida). Além disso, graças a fácil digestabilidade de seu amido, essa raiz é bastante recomendada para crianças, idosos e pessoas em recuperação de alguma doença ou cirurgia.

Já a nutricionista Ana Ceregatti aponta para os níveis de fósforo (29 mg em 100 g) e do manganês (0,22 mg a cada 100 g) presente na mandioquinha. "O fósforo é importante para a manutenção do metabolismo ósseo e o manganês atua, dentre várias funções, como antioxidante. Estudos apontam uma possível correlação entre baixo consumo de manganês e agravo de sintomas da TPM, como dor e mau humor." Além do fósforo, do carboidrato e do manganês, em 100 g de mandioquinha cozida você encontra 80 calorias, 0,9 g de proteína e 1,8 g de fibras.

Propriedades medicinais

Apesar de não ser tão consumida quanto a sua prima mandioca, a mandioquinha é um dos poucos alimentos, entre verduras e legumes, que contém a niacina - também conhecida como vitamina B3, vitamina PP ou ácido nicotínico. Quem explica mais sobre essa substância é a nutricionista Ana Ceregatti: "Quando em falta no organismo, a niacina pode provocar lesões graves no aparelho digestório, ocasionando problemas no processo de digestão e absorção dos alimentos, podendo levar ao comprometimento do estado nutricional, e no sistema nervoso central - desde uma simples cefaleia até a demência".

Curiosidades

É justamente nas baixas temperaturas que a natureza oferece as melhores safras de mandioquinha - raiz que rende deliciosos cremes ideais para aquecer o corpo no inverno. De acordo com a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), é entre os meses de maio e agosto que os consumidores encontram as melhores mandioquinhas no mercado por preços mais acessíveis.

Na hora de escolher as melhores na feira, a Embrapa Hortaliças é quem dá as dicas: as raízes mais frescas apresentam um amarelo mais intenso; evite comprar aquelas cortadas com ferimentos, áreas amolecidas ou manchas escuras; e, principalmente, dê preferência às menores, pois são mais macias. Para conservá-las por mais tempo, guarde em um recipiente bem fechado ou em saco plástico na geladeira. Dessa maneira, as raízes mais frescas duram até cinco dias. Além de ficar deliciosa frita, assim como a batata, a mandioquinha pode ser utilizada na preparação de nhoque, suflês, saladas e croquetes.

Fonte: Revista dos Vegetarianos


Receitas relacionadas:

» Bolinho de Mandioquinha com Quinua
» Hambúrguer de Quinua
» Mandioquinha Salteada com Alho Frito
» Cozido de Mandioquinha com Brócolis
» Legumes com Salsa
» Sopa de Mandioquinha
» Mandioquinha Chips
» Pão Light de Mandioquinha
» Refogado de Mandioquinha, Cenoura e Pimentão
» Bolinha de Mandioquinha com Recheio de Legumes
» Rocambole de Mandioquinha com Berinjela
» Sopa Delícia de Mandioquinha
» Bolinho de Mandioquinha com Cenoura
» Purê de Acelga, Mandioquinha e Cenoura

2 comentários:

  1. Sempre AMEI mandioquinha mas nunca fui buscar saber sobre suas propriedades nutritivas ou medicinais. Adorei a matéria, o blog está de parabéns! Me ajudando muito numa nova etapa de vida :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, adoro mandioquinha e gostei de saber mais sobre seus nutrientes. Beijinhos, Nane (Vovó que ensinou...)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...