Sua comida está ajudando o planeta?

Por José Eduardo Mendonça

consumo de carne e mudanças climáticas
Carne de carneiro, de vaca e queijo são os maiores emissores de gases estufa entre vinte alimentos populares, que incluem carnes, peixes, laticínios e vegetais - de acordo com um novo estudo do Environmental Working Group (EWG). O Guia dos Comedores de Carne, divulgado pela empresa de pesquisa ambiental baseada em Washington, usou uma avaliação do ciclo de vida para determinar a posição de cada alimento no ranking - além da quantidade de fertilizantes utilizada para plantar os alimentos dos animais, e dados sobre processsamento, transporte e descarte de alimentos.

"Há muitas informações sobre todos os diversos impactos da produção e consumo de carne", disse a analista sênior do EWG, Kari Hamerschlag. "Queríamos consolidar os dados e indicar as coisas mais importantes que os consumidores têm de saber ao tomarem suas decisões". O guia considera os efeitos do consumo de carne, peixes, laticínios e vegetais sobre o ambiente e o clima, assim como sobre a saúde humana e de animais.

Ruminantes, como carneiros e vacas, "liberam quantias substanciais de metano", um gás estufa 25 mais potente que o dióxido de carbono, de acordo com o guia. Apenas nos Estados Unidos, são usados 149 milhões de acres de terra, 80 milhões de toneladas de pesticidas e 9 bilhões de toneladas de fertilizantes de nitrogênio para a produção de carne. Este gado produz cerca de 500 milhões de toneladas de esterco por ano, o que contribui com a poluição da água e do ar.

Citando dados do Departamento de Agricultura dos EUA, o guia afirma que 20% da carne não consumida no país acaba em aterros, embora os resíduos variem de acordo com o tipo de carne: 40% de peixes frescos e congelados são jogados fora. Perus, 31%. Carne de porco, 25%. Carne de vaca, 16%, e de galinha, 12%. "As pessoas realmente não percebem que há uma quantidade tremenda de recursos utilizados na comida que é jogada fora", afirmou Hamerschlag. O Guia inclui um gráfico com a pegada de carbono de cada alimento, igualando o consumo de dois quilos de cada item a milhas dirigidas. Comer dois quilos de bife, por exemplo, equiovale a dirigir um carro por seis milhas. Dois quilos de ovos orgânicos equivalem a uma milha. E dois quilos de lentinhas - o alimento com a menor pegada de carbono do guia - equivalem a um décimo de milha (160 metros).

O relatório reconhece que a carne, quando comida com moderação, fornece proteínas saudáveis e outros nutrientes, mas cita um estudo de 2009 do Instituto Nacional de Câncer, que descobriu que pessoas que comem mais carne vermelha tem 27% mais chances de morrer de doenças do coração do que aquelas que comem menos. "Os americanos consomem mais carne e laticínios que qualquer outro país no mundo, e têm altas taxas de câncer de cólon, doenças do coração e diabates para provar isto", disse o médico Andrew Weil, acrescentando que o guia é uma ferramenta útil para aqueles consumidores que "buscam melhor sua saúde comprando coisas melhores para eles e suas famílias". O professor de saúde pública da Universidade do Arizona é uma das diversas celebridades que defendem o guia. O mesmo foi feito pelo escritor e ativista Michael Pollan e pelo chefe de cozinha Mario Batali, que tem um programa popular na televisão, diz o Los Angeles Times.

"A maioria das pessoas nos EUA comem muito mais carne do que é bom para o planeta", diz Batali, "mas mesmo sabendo disso, há poucas chances de que se tornem vegatarianos ou veganos. Pedir que todos sigam este caminho não é uma opção realista, mas podemos focar em uma dieta mais baseada em plantas e apoiar agricultores que criam seus animais de forma humana e sustentável".

Fonte - Publicado em 20.07.2011

2 comentários:

  1. você poderia colocar links de encaminhamento de postagem para que fique mais facil de redirecionar pro facebook??

    ResponderExcluir
  2. chinerso, vou providenciar... Já era pra ter feito isso, mas a correria do dia a dia me impede de dedicar o tempo que gostaria ao blog. Tenho muitas ideias que espero poder colocar em prática em breve. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...