Ingredientes
Para a massa:
500 g de batata cozida e amassada
1/2 xícara de água
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
4 xícaras de farinha de trigo
1 envelope (10g) de fermento biológico seco instantâneo
Para o tofupiry:
250 g de tofu firme (tezukuri)
250 g de polvilho azedo
50 ml de azeite
5 g sal
25 ml de suco de limão
1 colher (sopa) de extrato de soja (leite de soja em pó, sem sabor)
1 xicara de água
Para pincelar:
2 colheres (chá) de catchup ou purê de tomate
1 colher (chá) de melado de cana
1 colher (chá) de shoyu
5 colheres (chá) de água
Preparo
Tofupiry:
Bata tudo - exceto a água - no processador ou liquidificador até obter um creme bem liso. Adicione a água (ficará bem líquido), leve em uma panela ao fogo e vá mexendo com fouet até engrossar. Troque para uma espátula de silicone ou espátula de bambu e mexa bem por uns 3 minutos, raspando laterais e fundos, revirando a massa, até cozinhar todo o polvilho e conseguir uma espécie de mingau grosso e liso. Utilize frio.
Massa e finalização:
Amasse tudo junto (se puder, use batedeira planetária com gancho de massa; ou máquina de pão no ciclo massa). Deixe crescer uma vez, sove, deixe crescer de novo. Divida a massa em 12 partes, molde colocando o tofupiry como recheio - 1 colher (chá) para cada pãozinho -, deixe descansar por 30 minutos. Misture os ingredientes para pincelar e passe sobre cada pãozinho com o auxílio de um pincel culinário. Asse por cerca de 15 a 20 minutos a 220ºC.
Dica
- Não recomendo congelar o tofupiry, mas se mantém aproximadamente 7 dias em geladeira, se mantido em pote bem fechado ou saco plástico. É uma boa opção para ser usado em pizzas.
Receita da culinarista vegana Renata O. Martins (VegVida)
Fonte
Que aspecto lindo que tem essa receita hein xará. Adorei. Agora a grande novidade é transformação dessa pessoa que vos fala em vegana. Eu já não usava nada de vestimenta, remédios, qualquer coisa de origem animal. Faltou somente leite e ovos. Como não sou chegada a leite (nunca fui irc) ficou fácil, basta só ler rótulos e abandonar o queijo, coisas que já estou fazendo. É assim, o tempo passa e a gente se torna alguém melhor...rs.
ResponderExcluirbom fim de semana
Que ótima notícia, Elaine... Fico feliz que esteja fazendo a transição para o veganismo. Abraço!
ResponderExcluir