Veganismo

veganismo
Veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também no vestuário, em testes, na composição de produtos diversos, no trabalho, no entretenimento e no comércio. Veganos opõem-se, obviamente, à caça e à pesca, ao uso de animais em rituais religiosos, bem como a qualquer outro uso que se faça de animais. Veganos são, portanto, vegetarianos que excluem animais e derivados não apenas de sua dieta, mas também de outros aspectos de suas vidas.

Esse modo de vida fundamenta-se ideologicamente no respeito aos direitos dos animais e pode ser praticado por pessoas de quaisquer credo, etnia, gênero ou preferência sexual. O veganismo não tem relação com crenças políticas nem com preferências musicais, nem deve ser associado a determinada cultura. Trata-se, portanto, de uma prática universal.

Como praticar o veganismo

Embora a abstenção de produtos e serviços derivados da exploração animal pareça resultar em um modo de vida bastante restritivo, a prática do veganismo é relativamente simples e fácil, especialmente nos grandes centros urbanos.

Veganos são, primeiramente, vegetarianos. Isso significa que veganos jamais devem consumir alimentos que contenham a carne de nenhum animal (inclusive aves, peixes e invertebrados), ovos, leite, gelatina, mel, cochonilha ou outros ingredientes derivados de animais.

A dificuldade maior em não consumir esses alimentos encontra-se no fato de que a maior parte dos produtos industrializados possui um ou mais deles em sua composição. No entanto, é importante que produtos que possuam tais ingredientes, ainda que em pequenas quantidades, sejam boicotados, optando-se por produtos que não os contenham em sua composição.

Muitos vegetarianos optam por não consumir alimentos industrializados para, desta maneira, evitar o consumo de alimentos cuja composição não seja bem conhecida. Tal escolha é uma opção pessoal, não sendo tal prática inerente ao veganismo. Desde que isentos de ingredientes de origem animal, alimentos industrializados podem ser consumidos por vegetarianos.

testes em animais
Veganos devem, sempre que possível, evitar a utilização de produtos testados em animais ou que possuam ingredientes de origem animal em sua composição. A experimentação animal é uma das formas mais cruéis de exploração animal, estando, no entanto, bastante difundida, sobretudo nos produtos farmacêuticos, de higiene e em cosméticos. Há, porém, diversas marcas e linhas de produtos que não utilizam elementos de origem animal e nem utilizam animais para testar seus produtos.

Veganos também devem dar atenção ao vestuário. Sapatos e acessórios de couro, peles, seda, lã, penas e plumas são produtos oriundos da exploração animal. Há diversas opções no mercado que substituem com vantagens tais itens e não há como justificar a necessidade de continuar tal uso.

De igual maneira, veganos jamais devem entreter-se às custas de animais. Animais não estão nos zoológicos e aquários por opção; eles não realizam performances em circos porque assim o querem, nem pulam em rodeios porque consideram isso divertido. É óbvio que esses animais são coagidos a participar desses "espetáculos" torpes.

Não há como considerar touradas, corridas de animais, rinhas, vaquejadas, cavalhadas, caça, pesca e outras formas de tortura como sendo esportes ou manifestações culturais. Elas são, isso sim, demonstrações grosseiras e cruéis da dominação humana sobre outras espécies.

Embora veganos possam tutelar animais, deve haver toda uma ética em relação à aquisição dos mesmos. Animais jamais devem ser adquiridos mediante transação comercial, permuta ou escambo, nem devem provir de ninhadas produzidas intencionalmente com o objetivo de venda dos filhotes. Salvo algumas exceções, veganos geralmente adotam animais abandonados, preferindo animais sem raça definida e com menores chances de serem adotados por outros tutores.

Veganos devem opor-se, igualmente, a todas as outras formas de exploração animal.

Os veganos são radicais?

Em um certo sentido todas as pessoas do mundo são radicais. A maioria de nós é radicalmente contra a violência, radicalmente contra o abuso infantil, a injustiça... Não há nada de errado em ser radical em questões que julgamos justas.

O contrário de ser radical é ser moderado. Mas será que é sempre certo sermos moderados? Que imagem devemos ter de uma pessoa que tenha uma visão permissiva em relação a questões como a escravidão, o estupro e tantas outras?

Sim, veganos são radicais porque não aceitam de forma alguma a exploração animal, assim como não aceitam de forma alguma a exploração humana. Não aceitar significa fazer algo a respeito, mesmo que isso signifique questionar o modo de vida que estamos acostumados a ter.

De que forma o veganismo atua em defesa dos animais?

Todo sistema produtivo está sujeito às leis de mercado, inclusive os sistemas que envolvem a exploração animal. A cadeia produtiva que envolve esta inclui o produtor ou criador, o transportador, o processador ou abatedor, o distribuidor, o comerciante e o consumidor. Todos esses são elos importantes da cadeia de exploração animal e a falta de quaisquer desses elos compromete todo o funcionamento do sistema.

Pode-se dizer que uma pessoa que participe dessa cadeia apenas como consumidor é tão responsável pela morte do animal quanto, por exemplo, o abatedor, pois se trata de um sistema de exploração cíclico e interdependente. Como em qualquer crime, há a mão que desfere o golpe, mas tão responsável quanto quem o desferiu é a mão que paga por ele. Se ninguém comprasse carne, leite e ovos não haveria quem os vendesse. Não haveria interesse por sua produção, seu transporte e sua comercialização.

A proposta principal do veganismo consiste em atuar como uma força de mercado. Veganos efetivamente impedem que mais animais continuem a ser explorados quando boicotam produtos de origem animal, que tenham sido testados em animais ou que de alguma forma derivem ou resultem de exploração animal.

E maior será essa força de mercado quanto maior for o número de veganos efetivamente atuando nesse boicote. Por esse motivo há a necessidade de divulgação do veganismo para o maior número de pessoas possível. O objetivo do veganismo é pôr fim à exploração animal.

O que eu posso fazer?

veganismo
O primeiro passo para trilharmos o caminho do veganismo e dos direitos dos animais é tornarmos a nós mesmos veganos, adotando esse modo de vida. Em muitos lugares encontraremos pessoas que dizem respeitar os direitos dos animais, mas se elas mesmas não se tornaram veganas elas não podem dizer que estão efetivamente defendendo os direitos dos animais. O veganismo é o primeiro e não o último passo a ser dado.

Esse importante passo só pode ser dado concomitante com a educação. Apenas educando-nos podemos adotar um veganismo consciente. O veganismo sem consciência nada mais é do que uma fase efêmera da vida. A educação também propicia que nos pronunciemos com propriedade sobre determinado assunto.

O segundo passo é tornarmo-nos difusores desse modo de vida. O veganismo deve ser sempre difundido por meio da educação e jamais por campanhas violentas, coercivas ou de mau gosto. As informações transmitidas ao público devem ser sempre confiáveis e bem fundamentadas, pois o veganismo deve ser algo atraente e não repulsivo, deve ser abrangente e não limitador.

Fonte

Saiba mais:

» Palestra: Gary Yourofsky fala sobre veganismo

6 comentários:

  1. Sou vegana, assim como meu namorado. Claro que volta e meia encontramos dificuldades em comer fora, principalmente de noite, mas, nada que seja impossivel.. Me sinto muito melhor sendo vegan, comigo mesma, com a natureza, o meio ambiente e afins. É um estilo de vida que não só se preocupa com o mundo, mas também age para melhorá-lo!

    ResponderExcluir
  2. Achei este espaço ótimo para vegetarianos e veganos. Entretanto, vejo nos textos como este um perfil que encontro repetidamente nos mencionados veganos por aí: o perfil da exigência. Sou ovolactovegetariana há 13 anos, desde meus 17, estou começando a cortar de minha dieta quaisquer alimentos de origem animal (como leite e derivados e ovos), já não compro roupas e calçados de couro ou qualquer outro material de origem animal. Mas quando leio um texto como esse acima, só consigo enxergar a realidade: aqueles que não são veganos ou ao menos ovolactovegetarianos, ao lerem tais palavras, passam a enxergar-nos todos como arrogantes, cheios de exigências, como se ser vegetariano ou vegano não fosse uma escolha e sim uma imposição de algumas pessoas, sobre eles. Qualquer melhora é ótima e deve ser incentivada ! Cada pessoa necessita sentir, compreender e então deixar de lado a tortura aos animais. Dizer que "veganos devem", que "é exigido", somente passa a idéia de um serviço quase militar, a que nenhum carnívoro quererá se juntar. Parar de comer somente carne, é um crescimento. Parar de usar couro e lã, por exemplo, é mais um crescimento. Qualquer passo para o fim da crueldade com os animais é um grande passo e não compreender que quem come carne ainda está preso à propria ignorância e vício neste pseudoalimento e precisa de seu próprio tempo para se livrar dessas amarras, é também ignorância. Este texto acima vende a idéia de que quem não é vegano e não segue as "leis" do veganismo não é digno, não é sábio, não é bom o suficiente. Por favor, criem textos que façam os carnívoros pensarem duas vezes sobre seus modos de vida e que os façam querer tornarem-se vegetarianos e, um dia então, veganos. Não joguem leis e regras em algo que não deve ser forçado e sim, escolhido, por amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua opinião.

      Excluir
    2. Muito inteligente!
      Não consegui abandonar o hábito de comer carne, mas sei o mal que faz para a saúde, estou mudando os meus hábitos alimentares paulatinamente e creio que um dia chego lá, questão de mudança de hábitos desde a infância não se muda de um dia para o outro.

      Excluir
  3. Há sete anos sou ovolactovegetariana, já me sinto vitoriosa, pq sofri 10 anos de dor de cabeça de enxaqueca e hj sou curada.Tenho testemunhado atravéz de minha propria aparência q/ tem causando grande impacto na sociedade: digo a eles q/ a nossa beleza entra pela a boca, n/ adianta ir ao consultório de dermatologia se n/ cuido da alimentação.

    ResponderExcluir
  4. Percebo que ainda há muita desinformação a respeito do Veganismo. A grande maioria ainda pensa que é um tipo de alimentação saudável e não um estilo de vida que respeita os animais. Claro que o benefício para a nossa saúde virá como brinde, mas o foco é a não crueldade e a não exploração. Quando as pessoas de fato perceberem que não faz sentido explorarmos animais inocentes, partir para o vegetarianismo e depois para o veganismo será consequência e não será sacrifício, mas sim doação, amor.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...