Segunda sem carne e em dia com o meio ambiente

Segunda sem carne e em dia com o meio ambiente
A segunda-feira costuma ser o dia “D”: de começar uma dieta, de procurar um novo emprego, de tentar se livrar de hábitos antigos... Por esse motivo, foi escolhida como símbolo da campanha “Meat free monday” (Segunda sem Carne), lançada nos Estados Unidos, na Austrália e, no Reino Unido, encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney. Ela chegou ao Brasil por meio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e tem se espalhado no Rio de Janeiro também por iniciativa de Letícia Portella, professora de yôga swâsthya e membro da SVB.

É importante que as pessoas se conscientizem que não comer carne pelo menos uma vez por semana pode fazer diferença para o meio ambiente. Apesar de muitos não saberem, o desmatamento da Floresta Amazônica, por exemplo, está muito ligado à pecuária — conta Letícia, que, desde 2010, promove a segunda sem carne na ONG Solar Meninos de Luz, uma instituição de educação integral, da creche ao ensino médio, para moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo, em Copacabana.

Os alunos mais novos estão mais abertos, sentem-se parte da mudança, têm consciência que uma alimentação saudável faz bem a eles e ao meio ambiente — avalia. Na turma do 5 ano, todos os alunos levantaram a mão quando perguntamos quem gostava da comida vegetariana. Mas, ao serem questionados se preferiam a refeição com carne ou sem ela, a unanimidade foi desfeita.

Posso ser sincera? Eu prefiro a comida normal, mas a vegetariana também é boa — confessa Ana Beatriz Almeida, de 10 anos.

A cada segunda-feira, a refeição vegetariana é servida para 450 pessoas. A lista de preferências é extensa: purê de abóbora, estrogonofe de soja, arroz com pesto de brócolis... Mas a feijoada vegetariana, com batata, cenoura, vagem, abóbora, milho e provolone leva a melhor.

Nosso papel é de educação. Entramos na campanha para mostrar que o diferente pode ser bom e a aceitação está sendo maravilhosa — comemora Isabella Maltaroli, diretora da instituição.

Fonte - Foto: Angelo Antônio Duarte - 12.07.2012

Artigos relacionados:
» Que diferença um dia faz (vídeo)
» Um dia sem carne faz diferença

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...