Suplementos: Só para vegetarianos?

Por Dr. Eric Slywitch

Suplementos: Só para vegetarianos?
A vitamina B12 é o único nutriente que realmente pode estar ausente na dieta vegetariana (especialmente na vegetariana estrita) bem planejada.

No entanto, a ideia de que apenas o vegetariano é um indivíduo que necessita de suplementação deve ser revisada.

Assim como para os onívoros, todos os demais nutrientes da dieta vegetariana devem ser repostos se há deficiência ou níveis inadequados.

Deixamos de perceber que a população que come carne recebe indicações para suplementação de divesos nutrientes.

Indicações de suplementação para quem come carne:

Crianças (que utilizam ou não carne) recebem suplementação de ferro e algumas vitaminas em determinados períodos da infância. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as crianças (onívoras) recebam suplementação de ferro dos 6 meses aos 2 anos de idade.

Gestantes (que utilizam ou não carne) também recebem suplementação (ferro e ácido fólico) como medida profilática de carência desses nutrientes. O sal que utilizamos é iodado. Tal adição tem o objetivo de garantir que o iodo seja fornecido a todos os brasileiros, tendo em vista que a sua deficiência é uma das principais causas de retardo mental em crianças (cretinismo).

O Instituto de Medicina dos EUA e o Food and Nutrition Board recomendam suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% desses indivíduos apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Na América Latina, 40% das pessoas que comem carne têm deficiência de B12. Isso ocorre com 50% dos vegetarianos. Observe que a diferença é pequena. Infelizmente os órgãos governamentais brasileiros ainda não se posicionaram frente à necessidade de fortificação da vitamina B12 para a população onívora brasileira.

Atualmente a farinha de trigo comercializada é enriquecida com ferro e ácido fólico como medida preventiva de saúde coletiva.

Se considerarmos que o uso de suplementação torna inadequada uma dieta, devemos considerar que não deveríamos passar pela infância, gestação e nem ultrapassar os 50 anos de idade, pois, em cada um desses ciclos de vida, não foi encontrada uma "dieta ideal" (que não precisaria ser suplementada em momento algum).

O que muda para o vegetariano?

Alguns cuidados nutricionais são diferentes para os vegetarianos, mas nada que justifique uma maior preocupação em termos de necessidade de suplementação, visto que a deficiência de ferro e vitamina B12 (os maiores pontos de preocupação) são similares nesses dois grupos. As proteínas, não são fatores de preocupação para o vegetariano.

A incidência de diversas doenças (estudadas em populações vegetarianas) é marcadamente reduzida ao se adotar uma dieta vegetariana. Isso, por si só, sugere a adequação da dieta vegetariana ao organismo humano.

Os nutrientes que merecem atenção numa avaliação nutrológica são os mesmos para os vegetarianos e não vegetarianos.

Eric Slywitch, é médico nutrólogo, especializado em dietas vegetarianas e autor de livros como “Alimentação Sem Carne” e “Virei Vegetariano e Agora?”

Fonte

Artigos relacionados:
» Uso de suplementos nutricionais na dieta vegetariana
» 8 mitos sobre a proteína vegetal
» Médico nutrólogo explica nova forma de entender o vegetarianismo

3 comentários:

  1. Olá.
    Suas informações não estão corretas neste artigo. O vegetariano não necessita de suplemento alimentar algum. Este argumento, muito propalado pela medicina ocidental conservadora, pela indústria alimentícia e de fármacos e cosméticos, é uma falsa crença de que nosso organismo necessitaria da carne animal ou de algum de seus derivados. Isto só justifica a pesquisa com animais e o pretenso argumento do onivorismo humano. Na verdade a vitamina b12 é produzida no intestino humano e de outros animais por bactérias que vivem no trato digestivo. São as chamadas boas bactérias. O que precisamos é de uma boa saúde alimentar para que o trato digestivo esteja saudável e assim não possamos estar carentes de nenhum nutriente essencial.

    Um abraço,
    Vinicius.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o site!Agora posso compartilhar minha opção com pessoas que pensam como eu e ainda aprender receitas novas e saborosas!Também gostei de poder me atualizar com informações sobre alimentação saudável e com consciência!Abraço a todos!Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Luciana... Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...