Aspargo

Aspargo
O aspargo tem sido cultivado e prestigiado desde os tempos mais remotos até hoje, devido às suas propriedades benéficas e ao seu excelente sabor.

Cada 100 gramas de aspargo cozido fornecem em torno de 18 calorias. Apesar de ser um alimento de baixo valor calórico, fornece ao organismo nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas C e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo. Também é excelente fonte de glutationa.

Com relação às propriedades medicinais, o aspargo possui ação tônica, calmante e diurética. Além disso, também atua como alimento laxativo devido à abundante quantidade de fibras em sua constituição. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, os aspargos também contêm uma alta quantidade de glutationa, um dos maiores combatentes desta doença, além de possuírem propriedades antivirais. Pesquisas nutricionais demonstraram que a glutationa é o agente mais eficaz no processo de desintoxicação do corpo humano.

Como comprar
Os aspargos devem estar com caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante. Os de talos finos são mais saborosos.

Como armazenar
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias. Depois desse tempo, o melhor é consumir logo. Só congele em último caso pois, apesar de manter suas propriedades, fica muito mole só servindo para cremes ou sopas.

Como preparar
1. Amarre o maço de aspargos com barbante culinário. Coloque-os em uma vasilha funda e estreita com água fervente salgada – 1 colher (sopa) de sal para cada litro de água –, cobrindo até 3/4 dos aspargos e deixando as pontas de fora.
2. Cozinhe durante 12 a 15 minutos, dependendo da espessura dos aspargos. O vapor da água quente vai cozinhar as pontas no ponto certo. Se você colocar as pontas dentro da água, elas vão cozinhar antes da parte central e desmanchar.
3. Retire-os e corte as pontas mais grossas e duras, mais ou menos de 5 a 6 cm do pé para o meio. Experimente a consistência de cada aspargo com uma faca bem afiada ou com as mãos: onde cortar ou quebrar com facilidade está a divisão entre o macio e o duro. Faça pressão para cortar as partes duras até chegar à parte macia e descarte-as, pois não servem para comer – são muito duras e fibrosas.

Dica
Os talos dos aspargos podem ser aproveitados em sopas. Se estiverem muito duros depois de cozidos, retire-os da sopa e despreze-os porque eles já terão deixado suas vitaminas na água.

Curiosidade
A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos.

Fonte - Dica de preparo do chef Gabriel Carvalho

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...