Veganismo é a prática de evitar o sofrimento de todos os animais, que requer a abstenção de todos os produtos de origem animal, tais como carne, peixe, frango, ovos, gelatina, lanolina, lã, pele, seda, camurça e couro. Alguns veem no veganismo a base moral para os ativistas dos direitos animais.
Alimentação
Veganos comem alimentos de base vegetal, como cereais, feijões, legumes, frutas e nozes. Enquanto vegans têm uma grande variedade de alimentos para escolher, a dieta pode parecer muito restrita para aqueles que estão acostumados a uma dieta onívora. “Você só come salada?” É um comentário comum de não veganos, mas uma dieta vegana pode incluir uma grande variedade de massas italianas, curries indianos, burritos, e até mesmo “carne” feita de proteína vegetal texturizada ou feijão.
Carne e muitos laticínios análogos também já estão disponíveis, incluindo salsichas, hambúrgueres, nuggets, leite, queijo e sorvete, tudo feito sem produtos de origem animal. Refeições veganas também podem ser bastante simples, como uma sopa de lentilhas ou até mesmo uma grande salada de vegetais crus.
Carne e muitos laticínios análogos também já estão disponíveis, incluindo salsichas, hambúrgueres, nuggets, leite, queijo e sorvete, tudo feito sem produtos de origem animal. Refeições veganas também podem ser bastante simples, como uma sopa de lentilhas ou até mesmo uma grande salada de vegetais crus.
Produtos de origem animal podem, às vezes, aparecer em alguns locais inesperados, então alguns veganos aprenderam a ser ávidos leitores de rótulos, procurando por soro de leite, mel, albumina, carmim ou vitamina D3 em alimentos que poderiam ser veganos.
Vestuário
Veganismo também afeta a escolha pelo vestuário, e os veganos irão escolher roupas de cotton ou acrílico ao invés de blusas de lã, uma blusa de cotton ao invés de uma blusa de seda, e canvas ou falso couro ao invés de tênis de couro real. Muitas opções de roupas estão disponíveis e, atualmente, cada vez mais fabricantes e vendedores estão tentando atingir o público vegan, eles estão fazendo sua opção vegana ser conhecida, informando que o produto é vegan. Algumas lojas já são especializadas em calçados e produtos vegans.
Produtos domésticos e cosméticos
Muitas pessoas não pensam nos produtos de limpeza doméstica, ou os beleza, como sendo produtos de origem animal, mas muitos deles possuem ingredientes como lanolina, cera de abelha, mel ou carmim. Além disso, os veganos evitam produtos que foram testados em animais, mesmo se o produto não contém ingredientes de origem animal.
Quase vegano
Algumas pessoas seguem uma dieta vegana mas não evitam produtos de origem animal em outras áreas de suas vidas. Esta pode ser uma opção por causa da saúde, religião ou por outras razões. O termo “vegetarianismo estrito” é utilizado, às vezes, nestes casos, mas é problemático porque implica que alguém que consome ovos e leite não é um vegetariano ou um vegetariano “estrito”.
Como se tornar um vegano
Algumas pessoas se tornam veganas gradualmente, enquanto outras fazem isso de uma só vez. Se você não consegue se tornar vegano da noite para o dia, você pode ver que pode eliminar um produto animal por vez ou fazer uma refeição vegana por dia, ou por um dia na semana e depois aumentar até que você se torne completamente vegano.
Comunicar-se com outros veganos ou grupos veganos pode ser muito útil para troca de informações, ajuda ou recomendação de restaurantes.
Por Doris Lin (tradução de Vanessa Perez)
Fonte: ANDA - 06.07.2011
Gostaria de se tornar vegano(a)? No Brasil há um projeto chamado Anjo Vegano, cujo objetivo é ajudar interessados em descobrir o veganismo a fazer a transição através do auxílio presencial de um voluntário vegano.
Saiba mais: www.anjovegano.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário
Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.
Atenção!!!
Comentários com links não serão aceitos!