"Ricota" Firme de Macadâmia (vegana)

"Ricota" Firme de Macadâmia (vegana)
Ingredientes

1/2 xícara de macadâmia cruas
1 dente de alho pequeno
1 colher (sopa) de Nutritional Yeast (opcional)
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta a gosto

Preparo

O segredo desta receita é o tempo que as macadâmias ficam de molho. Lave as macadâmias e coloque-as em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada, tampe e leve a geladeira. Deixe neste processo por dois dias trocando a água duas vezes por dia. Depois de terminar este processo, as macadâmias vão dobrar de volume e estarão bem macias para processar e fazer a ricota. Escorra bem em um coador, deixando nele por alguns minutos para que a água seja totalmente eliminada. Leve então ao processador, adicione o alho, o sal e o azeite e processe bem até obter uma massa consistente como na imagem abaixo.

"Ricota" Firme de Macadâmia (vegana)

Este é o ponto ideal. Ao atingi-lo, prepare um recipiente de vidro para colocar e modelar a ricota no formato que preferir. Eu usei um pirex redondo com tampa. Unte o pirex com azeite de oliva e remova a ricota do processador colocando no pirex aos poucos e ajeitando com uma colher para preencher todos os espaços. Quando terminar tampe o pirex e leve a geladeira.

Se quiser desenformar como eu fiz, deixe na geladeira por pelo menos 8 horas antes para que a ricota adquira uma consistência mais firme. Ao desenformar use uma faca pequena sem ponta e circunde todo o pirex para liberar a ricota das laterais. Vire e remova a ricota do pirex colocando em um prato de sua preferência. Caso ela não se desprenda facilmente, use a faca para ajudar. Para mim deu certo, e eu só precisei dar uma leve ajeitadinha na ricota para ficar bem redondinha. Sirva com torradas, crackers, ou se for seguir a linha crudívora, sirva com legumes frescos como eu fiz.

Nota - Eu fiz um tempero básico de ricota, mas caso queira, pode acrescentar ervas aromáticas de sua preferencia.

Fonte: Receita, comentários e foto de Lori Ellis, do blog Veganana

4 comentários:

  1. Olá bom dia,

    Poderia dizer qual foi o tempero que utilizou?

    Obrigada.

    Nicole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicole, o tempero utilizado foi o que está descrito entre os ingredientes, mas se preferir, você pode acrescentar ervas de sua preferência. Abraço!

      Excluir
  2. oiee...tem as informações nutricionais de uma porção da ricota?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, Thathy... Mas não sei informar. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...