SVB consegue retificação de erro grave publicado na Revista Cláudia

 SVB consegue retificação de erro grave publicado na Revista Cláudia
Uma campanha difundida pela SVB no Facebook conseguiu, no início do mês de março, fazer com que a Revista Claudia publicasse uma retificação de informações com graves erros técnicos sobre nutrição vegetariana, veiculadas na sua edição de fevereiro na matéria intitulada “Comida para pensar”.

Na reportagem, a neurocientista Suzana Herculano–Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, havia afirmado que “vegetarianos têm grandes riscos de não ingerir proteína suficiente para o cérebro” e que “bebês e crianças não devem ser submetidas a dietas vegetais, a não ser sob supervisão médica”.

Diante de um contato oficial feito pela SVB através do seu Departamento de Medicina e Nutrição e, posteriormente, da mobilização dos apoiadores da SVB pelas redes sociais, a revista voltou atrás e solicitou esclarecimentos por parte da entrevistada Suzana Herculano-Houzel. Ela, então, retratou-se:

"Ratifico minha posição na entrevista concedida à CLAUDIA. A dieta vegetariana não é necessariamente prejudicial, mas PODE ser prejudicial se não incluir fontes suficientes de proteína. Médicos, naturalmente, sabem julgar e recomendar uma dieta vegetariana adequada para uma criança; leigos, no entanto, muitas vezes não saberão fazer isso."

Embora não seja verdade que dietas vegetarianas e veganas careçam de proteína com qualquer frequência acima do normal, a conquista da retificação da entrevistada e, assim, também da revista, mandou um recado importante sobre a exigência da sociedade por informações validadas e confirmadas, especialmente quando se trata de um tema tão polêmico e objeto de preconceito como é o vegetarianismo e veganismo.

 SVB consegue retificação de erro grave publicado na Revista Cláudia
[clique na imagem para ampliar]

Através da sua página no Facebook, a Revista Claudia comprometeu-se, ainda, a abordar novamente o assunto da alimentação vegetariana na sua edição de abril. A SVB colocou-se à disposição para ajudar a fornecer esclarecimentos e informações mais precisas sobre a viabilidade e benefícios de saúde da adoção de uma dieta vegetariana ou vegana.

Segundo o Conselho Regional de Nutrição - 3ª região (CRN3) em seu parecer sobre vegetarianismo, uma dieta vegetariana pode ser prescrita e seguida por crianças, por ser segura e fornecer os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento.

Outras informações sobre nutrição vegetariana para adultos podem ser encontradas no parecer oficial da Sociedade Vegetariana Brasileira intitulado “Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos”, com mais de 180 referências científicas, que pode ser obtido gratuitamente no site da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Fonte: SVB - 12.03.2013

2 comentários:

  1. Parabens pela errata, todos ouvem médicos, mas eles não são donos da verdade, quem trabalha com ciência sabe disso! Somos vegetarianos, meu filho é também, nunca ficamos anêmicos e não sofremos carência de nada, muito menos na área cognitiva!

    ResponderExcluir
  2. O maior erro na minha opinião, é achar q a dieta carnívora é boa em todos os seus formatos.
    Qq dieta pode ser deficiente se mal administrada.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...