Berinjela com Hortelã e Alho (vegana)

Berinjela com Hortelã e Alho (vegana)
Ingredientes

2 berinjelas
1/2 dente de alho finamente fatiado
1/2 xícara de hortelã em chiffonade
Azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Fatie a berinjela com casca e tudo em lâminas bem finas (costumo partir a berinjela no sentido do comprimento e então faço meias rodelas finas). Salpique as fatias com sal e disponha em uma peneira para que solte todo o líquido (eu ainda coloco um prato e um peso sobre ele para ajudar no processo). Enquanto a berinjela desidrata (uns 30 minutos são suficientes) lamine finamente o alho. Cuidado aqui, como esse alho será usado cru, cuidado com exageros, meio dente é suficiente, mais que isso corre o risco de passar e ficar só com gosto de alho. Aproveite também o tempo da berinjela para fazer o chiffonade do hortelã, que é o mesmo corte que fazemos com a couve, mas aqui aplicado ao hortelã. Vai resultar em fios muito finos de hortelã, quase um cabelinho de anjo.

Passados os trinta minutos, retire os punhados de berinjela da peneira e aperte-os nas mãos de maneira a retirar o excesso de líquido. Aqueça azeite (basta cobrir o fundo de uma frigideira antiaderente), e acrescente as porções de berinjela e deixe que dourem no azeite, misturando com delicadeza. Eu gosto que fiquem mais douradinhas quase queimadinhas, pois adoro o sabor mais intenso da caramelização, mas você pode deixar um tempo menor.

Importante: faça aos poucos, uma porção de cada vez, do contrário vai juntar líquido. Essa quantidade de berinjelas eu dividi em duas porções. Escorra de preferência em uma peneira de metal (mas também pode ser em papel toalha), e então acrescente o hortelã e as lâminas ultrafinas de alho. Misture bem, polvilhe com pimenta-do-reino moída na hora e está pronto. Não é necessário acrescentar nenhum sal depois de pronto. Todo o sal usado para a desidratação é mais que suficiente.

Dica - O segredinho é desidratar a berinjela antes de dourar no azeite. Se a gente não desidrata antes, quando levamos ao azeite junta muito líquido e ela fica molenga, encharcada, muito diferente do resultado que vamos ter aqui, uma berinjela sequinha e muito saborosa.

Fonte: Receita e foto do blog Cozinha da Matilde

2 comentários:

  1. Renata, atente para o detalhe do sal. Ele é o responsável pela desidratação. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu seco com papel toalha, ou então uso aqueles secadores de saladas. Fica bem sequinha.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...