Leite de Amêndoas (vegana)

Leite de Amêndoas (vegana)
Ingredientes

1 xícara de amêndoas inteiras, com pele
3 xícaras de água

Preparo

Cubra as amêndoas com água e deixe de molho durante uma noite. No dia seguinte escorra as amêndoas e enxague ligeiramente (eu despejo as amêndoas em uma peneira e passo embaixo da torneira ligada). Deixar oleaginosas de molho faz com que elas sejam melhores digeridas, além de deixá-las mais macias e fáceis de serem trituradas.

Coloque as amêndoas e a água no liquidificador e bata durante um minuto na velocidade máxima. Seja paciente e deixe o liquidificador funcionar um minuto sem parar. É nessa hora que um bom liquidificador faz toda a diferença. Se o seu for fraquinho, ele não vai transformar as amêndoas em pó, só vai quebrá-las em pedaços pequenos e o leite ficará aguado.

Cubra uma vasilha de plástico (ou vidro) funda com o tecido que será usado como coador. Despeje o leite sobre o tecido e junte as pontas pra formar uma trouxa, tomando cuidado para o líquido não escapar pelas bordas. Com uma mão torça ligeiramente as pontas, enquanto a outra espreme a trouxa até extrair todo o líquido.

Algumas pessoas usam a polpa da amêndoa em receitas, eu jogo fora pois acho ela totalmente sem gosto (o sabor foi todo para o leite). Se seu “coador” for pequeno faça a operação em duas vezes. Guarde na geladeira em um recipiente tampado. Se conserva três dias na geladeira. Rende mais ou menos 700 ml.

Dica - Eu gosto do leite “in natura” mas você pode acrescentar o adoçante de sua preferência e um pouco de extrato de baunilha pra deixar o leite mais gostoso.

Nota - Deixar as amêndoas de molho uma noite e usar um liquidificador potente são essenciais. Escolha um tecido bem fino para coar o leite, de preferência um algodão ou gaze. Nunca testei mas acredito que uma fralda de bebê (nova) funcione bem também.

Fonte: Receita e foto do blog Papacapim

Artigos relacionados:
» Leites vegetais
» Leite vegetal: conheça os benefícios

2 comentários:

  1. Escrevi uma matéria sobre leite que foi publicada no site da empresa Nutryervas do Brasil.
    Como acho importante os vegetarianos terem argumentos para dizerem por que não consomem mais laticínios estou compartilhando
    Se for possível divulguem.
    Como vocês não aceitam o link nos comentários não coloquei. Mas fico a disposição para maiores exclarescimentos.

    Dr. Ricardo Vargas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, encontrei seu artigo no referido site e salvei nos favoritos. Vou ler e ver a possibilidade de publicar. Obrigada!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...