Bolinho de Arroz (vegana)

Bolinho de Arroz (vegana)
Ingredientes

1 xícara de arroz cozido (branco ou integral, tanto faz)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 colher (sopa) amido de milho (ou fécula de batata, ou polvilho)
1 colher (chá) rasa de fermento em pó
Sal, pimenta-do-reino e cebola a gosto
Cheiro-verde a gosto (mais salsinha)
Água
Óleo (para fritar)

Preparo

Coloque no processador todos os ingredientes (alternativamente, utilize o liquidificador ou amasse o arroz na mão antes de colocar os outros ingredientes. Caso não queira que o bolinho fique verde, não coloque o cheiro-verde nessa etapa). Misture até que os grãos quebrem e comecem a formar uma massa. Misture todos os ingredientes. Adicione água até a massa poder ser puxada com a colher e pingar fácil (igual bolinho de arroz comum), mas mantendo o formato por alguns segundos. Aqueça o óleo a 180ºC (ponto de fritura, o suficiente para cobrir totalmente os bolinhos), passe a colher seca no óleo e vá formando os bolinhos. Frite até dourar, retirando com uma escumadeira e escorrendo em papel absorvente.

Dicas

- Caso prefira assar, deixe os bolinhos mais duros colocando menos água e formando quenelles com duas colheres, colocando em forma untada antiaderente e depois regando com um pouco de óleo. Asse em forno quente pré aquecido até dourar.
- Se desejar, você pode adicionar pedacinhos de castanhas, tofu defumado, vegetais ralados (desde que não soltem muita água), algas, condimentos ou outro complemento desejado.

Nota - Bolinho de arroz é uma receita clássica, brasileira e uma das mais simples para reaproveitar arroz pronto. O modo de fazer tradicional leva ovos a pretexto de “dar liga” mas – além de espumar na hora de fritar, absorver mais óleo do que nessa versão e toda a questão da exploração animal envolvida – é simplesmente mais fácil e econômico fazer da forma mostrada.

Fonte: VegVida - Alimentação, Consultoria e Cursos

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...