É anemia doutor? E agora?

É anemia doutor? E agora?
Com certeza você já conheceu alguma pessoa, senão você mesmo, que já teve anemia. Mas o que é anemia? Anemia é uma situação em que o componente que transporta o oxigênio no organismo (hemoglobina) se reduz. Quando isso ocorre a pessoa pode sentir muito cansaço, ficar pálida, apresentar aceleração dos batimentos do coração, dentre outros sintomas.

São muitos os fatores que podem levar ao surgimento da anemia e devem, obrigatoriamente, serem investigados pelo seu médico. Portanto, a anemia não é um diagnóstico definitivo, mas um achado de exame laboratorial que deve ser investigado para saber o que a está promovendo.

A causa mais frequente, em termos nutricionais, é a falta de ferro, mas também é possível ser decorrente da falta de vitamina B12, ácido fólico (vitamina B9), vitamina A, dentre outras causas.

Existem também outras causas que não têm necessariamente uma relação direta com a nutrição para o seu aparecimento, como a talassemia, e a anemia falciforme, doenças renais, neoplasias (cânceres), perdas sanguíneas, parasitas intestinais, hipotireoidismo, processos inflamatórios crônicos...

Como faço para saber se eu estou com anemia?

Fazendo um exame de sangue específico (hemograma) você tem a resposta. Muitos sintomas são sugestivos de anemia, mas é o exame que traz a confirmação.

O que devo fazer se eu estiver com anemia?

O primeiro passo é estar sendo acompanhado por um médico que possa identificar o motivo pelo qual a anemia surgiu. O diagnóstico diferencial é muito importante e envolve todos os seus sinais e sintomas, além da investigação de possíveis doenças associadas que podem estar promovendo a anemia.

Anemia não é sinônimo de falta de ferro! A anemia deve ser sempre investigada, para saber qual é sua causa.

Qual é a causa mais comum de anemia?

A falta de ferro é a causa nutricional mais comum.

Vegetarianos têm mais risco de ter anemia por falta de ferro?

Não, não tem! Há um grande estudo publicado por Hunt, em 2003, que demonstrou que a prevalência de anemia por falta de ferro é a mesma em vegetarianos e não vegetarianos. Mas como 1/3 da população mundial sofre carência do mineral, todos nós, vegetarianos ou não, devemos nos cuidar.

O que fazer se a anemia é por falta de ferro? Devo modificar a minha dieta ou tomar suplementos de ferro?

Você deve tomar suplementos! A alimentação não é capaz de corrigir definitivamente essa condição.

Ao mesmo tempo você deve aprender a otimizar o ferro da dieta, escolhendo as fontes mais ricas do mineral, e adequando os fatores da dieta que auxiliam e que inibem a absorção de ferro. Leia sobre o ferro, em detalhes, na seção de "Nutrientes" nesse site. Lá você encontra a lista de alimentos mais ricos.

Lembre-se: o ferro suplementado é a garantia da terapia.

Após a correção deve-se acompanhar a pessoa para verificar se ela consegue manter os seus níveis de ferro (hemoglobina) apenas com a alimentação. Nem sempre isso é conseguido em algumas situações.

Muitas vezes a dieta da pessoa já é totalmente adequada para a melhor absorção do ferro, mas ela se mantém anêmica. Isso é muito comum em algumas mulheres devido à perda de sangue menstrual, que pode exaurir o ferro do organismo. É menos frequente encontrar homens anêmicos, pois não costumam ter perda de sangue, exceto nos casos de hemorroidas que sangram, doação de sangue ou algumas doenças.

E as demais causas de anemia, como são tratadas?

Depende de cada uma delas, pois como apresentam etiologias (origens) diferentes receberão formas completamente diferentes de tratamento. É possível ser necessário o uso de hormônio (como na doença renal), assim como transfusão de sangue em formas hereditárias.

Só resolvemos adequadamente um problema quando sabemos a sua causa. Para que o tratamento seja adequado é necessário que o diagnóstico também seja adequado.

Dicas para o melhor aproveitamento do ferro.

Utilize os alimentos mais ricos em ferro:
• Feijões: branco, carioca, lentilha, rosinha, preto.
• Oleaginosas: castanha-de-caju, avelã, amendoim, amêndoa.
• Sementes: abóbora, gergelim (inclusive tahine), melancia.
• Cereais: quinoa, aveia, trigo, cevada.
• Tofu
• Doce: melado de cana.
• Frutas e hortaliças: são pobres em ferro quando comparados aos alimentos citados acima. O seu uso é mais importante para o fornecimento de vitamina C do que para o ferro.

Otimizando a absorção do ferro ingerido:
• Utilize alimentos ricos em vitamina C, como frutas e verduras junto com a refeição que contém ferro.
• Se gostar, utilize panela de ferro para o preparo dos alimentos.
• Não utilize café, chá preto, chá de outras ervas e cacau juntamente, e próximo, das refeições que contenham maior teor de ferro, pois esses compostos dificultam a sua absorção.
• Evite o consumo de leite, laticínios e ovos nas refeições mais ricas em ferro, pois esses alimentos também dificultam a absorção do ferro.
• Reduza o teor de ácido fítico dos alimentos (composto que dificulta a absorção do ferro) deixando os grãos de molho na água por 12 horas. Jogue a água fora depois.
• Utilize alimentos naturais e integrais. Eles podem facilitar a absorção do ferro.
• Não faça uso de antiácidos indiscriminadamente, pois eles atrapalham a absorção do ferro.

Por Dr. Eric Slywitch, médico especialista em nutrologia, nutrição enteral e parenteral. É mestre em nutrição, tendo trabalhado com o tema "Avaliação Metabólica de Indivíduos Vegetarianos e Não Vegetarianos". Desde 2004 é Diretor do Departamento de Medicina e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Fonte: Sou Vegetariano - 06.03.2017

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...