É época de goiaba! Fruta é fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes

É época de goiaba! Fruta é fonte de vitamina C, fibras e antioxidantes
Se tem uma fruta cheirosa e suculenta, é a goiaba. Nesta época do ano, ela está no auge da sua doçura e frescor, com preços mais atraentes para fazer parte da sua mesa.

Além de ser uma fruta cheia de sabor, a goiaba também é uma ótima fonte de vitamina C (tem mais do que a laranja) e antioxidantes, que auxiliam a manter o sistema imunológico reforçado e também a evitar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Por ser rica em fibras, a goiaba contribui para quem quer perder peso, pois traz saciedade, além de ter poucas calorias. É uma fruta indicada para quem tem diabetes, pois tem baixo índice glicêmico, evitando picos de glicemia. A riqueza de vitamina C e compostos bioativos, como o licopeno e a quercetina, fazem da goiaba uma arma também para evitar o câncer. Oferece ainda vitamina A, excelente para a visão, pele e cabelos, e muito potássio, mineral favorável para quem tem hipertensão e pratica atividades físicas. É uma fruta que também apresenta propriedades constipantes, ou seja, pode prender um pouco o intestino.

Oriunda das Américas Central e do Sul, a goiaba pode ser encontrada em praticamente todo o Brasil e agora é a melhor época para consumi-la. De casca amarela ou esverdeada, a polpa pode variar do rosado ao vermelho, ou ainda ser toda branca. Na hora de comprar, evite aquelas que tenham pontinhos pretos na casca, que podem indicar a presença de bichos. Ela continua amadurecendo mesmo depois de colhida, então pode comprar a fruta um pouco mais verde, que dura mais tempo na fruteira.

Uso na cozinha

Além do consumo da fruta fresca, in natura, a goiaba pode ser usada para uma infinidade de receitas. A mais famosa de todas é a goiabada, par perfeito do queijo (vegetal, claro!), uma das sobremesas emblemáticas da culinária mineira, que leva apenas goiaba, açúcar e água. Goiabada mole e cascão (aquela feita com pedaços da casca) são doces muito típicos feitos com essa fruta, mas não é preciso prender-se às sobremesas. A goiaba também rende molhos salgados deliciosos, perfeitos como acompanhamento.

Com a polpa da fruta fresca, dá para fazer um molho cremoso que se assemelha ao ketchup, agregando água, melaço de cana, alho, cebola, especiarias como cravo, canela e anis-estrelado, óleo ou azeite, um pouco de vinagre de maçã, sal e pimenta. Basta cozinhar tudo junto na panela, como se fosse fazer um chutney ou uma goiabada mole. Depois de tudo cozido, remova as especiarias que estiverem inteiras e bata o creme no liquidificador ou processador. Deixe esfriar e conserve em geladeira até a hora de usar.

A fruta fresca pode ser usada também para o preparo de sucos (vitamina C pura!), sorvetes, sorbets, picolés, mousses, pudins e outras variedades de sobremesas. Em fatias, entra como cobertura de tortas de massa crocante, recheadas de creme. Pode ser usada ainda para complementar saladas, pois é uma fruta delicadamente adocicada, sem excesso de açúcar e com um sabor azedinho agradável, que combina com os molhos cítricos de saladas. Experimente fazer um tartare com a fruta bem madura, bem picadinha, temperando-a com suco de limão, cebola picada, salsinha, azeite, sal e pimenta. Fica uma delícia para acompanhar de tudo, até o arroz com feijão e farofa.

Fonte: Menu do Dia - 21.02.2019

Veja algumas das receitas com goiaba já publicadas aqui no blog:

» Doce de Goiaba
» Vitamina Antioxidante
» Goiabada Cascão
» Vitamina de Mamão com Goiaba
» Doce de Goiaba em Calda

Você gosta de goiaba? Costuma usá-la nas receitas? Conte para mim! Estou no Facebookno Instagram e também no Twitter.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...