Feijão Preto com Tomate e Coentro (vegana)

Feijão Preto com Tomate e Coentro (vegana)
Ingredientes

Para o remolho:
1 xícara (chá) de feijão preto
3 xícaras (chá) de água

Para cozinhar:
3 xícaras (chá) de água
1 folha de louro
2 tomates
1/2 cebola picada fino
1 dente de alho
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Folhas de coentro a gosto

Preparo

Remolho:
Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água - se algum boiar, descarte. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período - o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

Cozinhar:
Escorra o feijão e descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte a folha de louro. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos.

Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique fino as folhas de coentro - reserve algumas folhas inteiras para decoração.

Passados os 15 minutos, desligue o fogo e, importante: espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa.

Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e junte a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até ficar transparente. Junte o dente de alho e metade dos cubos de tomate e mexa por mais 1 minuto.

Junte duas conchas do feijão cozido (com caldo). Mexa bem, amassando os grãos com a espátula - esse purezinho ajuda a engrossar o caldo do feijão.

Acrescente o restante do feijão cozido (com o caldo) e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 20 minutos, ou até o caldo engrossar. Desligue o fogo e misture as folhas de coentro picadas. Sirva a seguir com o restante dos cubos de tomate frescos e as folhas inteiras de coentro reservadas.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Panelinha

Fez a receita? Tire uma foto e marque a gente nas redes sociais. Estamos no Facebookno Instagram e no Twitter.

2 comentários:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...