Ensopado de Quiabo (vegana)

Ensopado de Quiabo (vegana)

Ingredientes

200 g de quiabo (cerca de 20 unidades)
1/2 pimentão vermelho
1/2 cebola roxa
1 dente de alho
1 lata de tomate pelado em cubos (com o líquido)
2/3 de xícara de água
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1/2 colher (chá) de semente de cominho
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Preparo

Lave e seque bem os quiabos com um pano de prato limpo. Descarte as pontas e corte cada um em fatias de 1 cm, na diagonal. Reserve. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte o pimentão ao meio. Descarte as sementes e corte uma das metades em cubos de 1 cm — reserve a outra metade na geladeira para uma próxima receita. No pilão, quebre as sementes de cominho – assim elas liberam mais aroma e sabor ao preparo.

Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola e o pimentão. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 3 minutos, até murchar. Junte o alho, o cominho e mexa por 1 minuto para perfumar. Regue com a água e misture bem para incorporar os sabores do refogado. Adicione o tomate pelado (com o líquido), tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Mantenha em fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Junte os quiabos cortados e deixe cozinhar por mais 6 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar levemente macio. Atenção: não deixe o quiabo cozinhar por muito tempo para evitar que ele fique mole. Sirva a seguir.

Nota - O quiabo vira prato principal cozido em um molho bem perfumado de tomate. O caldinho é delicioso, perfeito para servir com arroz, farofa, cuscuz marroquino ou de milho. E o melhor: fica pronto em 30 minutos.

Rendimento: 3 porções

Créditos: Receita da Rita Lobo, do Panelinha

Preparou esse prato? Tire uma foto e marque a gente nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook e no Twitter.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...