Banana

Bananas Ela é uma das frutas mais consumidas no mundo. Além de suas vantagens nutricionais, que a faz ser bastante procurada por atletas, sua "embalagem" é considerada perfeita, fácil de abrir em qualquer lugar

Nome

Banana é banana em português, inglês, espanhol e italiano. Em francês e alemão, vira banane. Acredita-se que a origem do termo venha de banan, que significa dedo, em árabe. Seu nome botânico vem do latim - Musa sapientium - e pode ser traduzido como fruta dos homens sábios. Essa designação seria porque na Arábia os homens de grande erudição descansavam à sua sombra. No Brasil, um dos três maiores produtores de banana do mundo, é a fruta mais popular, bastante consumida de Norte a Sul. Também é chamada de figo-de-banana, ou pacová, derivado de pacoba, que em guarani significa banana.

Origem

Considerada uma das culturas mais antigas do mundo, a banana teria vindo do Sudoeste Asiático. Sua origem conhecida remonta à Antiguidade, perdendo-se em registros da mitologia grega e indiana - nestes, o fruto é descrito inclusive em poemas épicos como Mahabharata e Ramayana. Estudos mais recentes apontaram que a a Nova Guiné poderia ter essa atividade há mais de 5 mil anos a.C.. Sabe-se que na Índia e regiões próximas ela é cultivada há mais de 4 mil anos; ainda existem espécies de banana selvagem na Indonésia, nas Filipinas e Malásia.

A menção oficial à fruta em textos considerados históricos é feita em registros budistas de cerca de 600 a.C.. No século III, as plantações passaram a ser mais organizadas na China e acredita-se que os mercadores árabes tornaram a banana conhecida na África. Na época do descobrimento do Brasil, os colonizadores portugueses estavam começando a plantação sistemática dessa fruta, estendendo-a ao nosso país.

Bastante adaptada ao clima quente, a banana virou símbolo de regiões tropicais e, atualmente, é cultivada em mais de cem países, tendo a Índia como maior produtora. No Brasil, os tipos mais conhecidos e consumidos são nanica, prata, banana-da-terra e banana-maçã.

Propriedades medicinais

A versatilidade da banana - que em muitos locais é usada ainda verde como legume, podendo ser frita, cozida ou assada como batata - é um dos motivos do seu sucesso. Outro fator é,s em dúvida, os benefícios que ela pode trazer para a saúde.

A nutricionista esportiva com prática em atendimento a vegetarianos, Priscila Di Ciero, afirma que a banana é rica em carboidratos - que fornecem energia ao organismo - em potássio (mineral importante para o bom funcionamento dos músculos) e em vitamina B6, importantíssima para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. "Ela também ajuda a manter o bom humor, por exemplo. A banana contém triptofano, nutriente envolvido na produção de serotonina, substância responsável pelo humor", dis Priscila.

Sua fama de evitar câimbras, segundo a nutricionista, nasceu pelo fato de a fruta conter potássio. Mas ela ressalta que as câimbras são multifatoriais, ou seja, nem sempre acontecem por deficiência de potássio. "Claro que a fruta é uma boa opção aos esportistas e atletas. É importante ressaltar que o potássio é um mineral importantíssimo para o funcionamento adequado dos músculos, inclusive do músculo cardíaco."

Por esses motivos, Priscila conta que a fruta é uma das fontes mais utilizadas de carboidratos para antes e após os treinos.

Propriedades nutricionais

Com a correria do cotidiano atual, Priscila lembra que a banana é uma ótima escolha para lanches rápidos e complemento de lanche e café da manhã. "Fica ótima batida com proteínas em pó pré e pós treino, acompanhada de quinua em flocos, farelo de aveia e de linhaça dourada, alimentos importantíssimos para a saúde do esportista vegetariano."

Segundo a nutricionista, não há uma recomendação de ingestão mínima diária da fruta. Ela orienta incluir a banana junto com pelo menos mais duas porções de frutas ao dia, sendo uma delas uma fruta cítrica, para ajudar no fornecimento de vitamina C, importante para combater a formação de radicais livres decorrentes da prática esportiva.

Curiosidades

Yes, nós temos banana - a marchinha de Carnaval foi imortalizada por Carmen Miranda, musa que ajudou a difundir e popularizar a fruta no Brasil e no exterior, aparecendo em shows e no cinema com um turbante na cabeça enfeitado com bananas. Não por acaso, o documentário sobre Carmen recebeu o nome Banana is my business.

A fruta é tão popular no Brasil que acabou ganhando novas representações em diferentes expressões: por exemplo, dizer que algo está a "preço de banana" significa que está muito barato. Xingar alguém de banana é o mesmo que chamar a pessoa de mole, medrosa. Há ainda a expressão República das Bananas, termo para se referir pejorativamente a um país considerado instável politicamente, com um governo submisso ou corrupto. Também usado como eufemismo para ditadura.

Uma curiosidade que vale como uma boa dica para conservar as bananas por mais tempo em casa, é experimentar a sugestão de Euzir Nascimento, da Casa Gourmet. Para que as bananas durem mais, basta cortar com uma tesoura ou uma faca, separando cada banana da penca, deixando um bom pedaço do cabinho. No dia seguinte ao corte, a ponta cortada já estará seca e fechada. Isso evita também que ela mele e atraia mosquitos.

Fonte: Revista dos Vegetarianos


Receitas relacionadas:

» Banana Recheada com Nozes
» Banana à Milanesa
» Farofa com Banana
» Bolo de Amaranto com Banana
» Sushi de Banana
» Trouxinha de Banana
» Banana Split com Sorvete de Chocolate
» Biomassa de Banana Verde
» Torta de Banana
» Bolo Integral com Banana
» Farofa de Casca de Banana
» Pizza de Aveia com Chocolate e Banana

2 comentários:

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...