O que é seitan ou glúten?

Seitan
O seitan, glúten, ou ainda carne vegetal, como também é conhecido, é muito utilizado na culinária vegetariana e é um ótimo substituto da carne, pelo aspecto, textura e sabor semelhantes. Pode ser grelhado, cozido, empanado, assado, ou usado como recheio de tortas, lasanhas, empadas, etc.

É um alimento rico em proteínas e pobre em gorduras. Cerca de 180 g de seitan são suficientes para satisfazer as necessidades protéicas diárias. O valor nutricional de 100 g de seitan é o seguinte:

  • 90 calorias
  • 19,6 g de proteínas
  • 3 g de hidratos de carbono
  • 0 g de gorduras
  • 0,8 g de fibras
  • 109 mg de potássio
  • 35 mg de cálcio
  • 2,1 mg de ferro
  • 23 mg de magnésio
  • 1,1 mg de zinco

    Pode ser encontrado em casas de produtos naturais ou feito em casa. Geralmente o seu período de validade é de 2 a 3 semanas, no entanto pode ser congelado.

    Fonte: Centro Vegetariano / Florbela Mendes

    Receita relacionadas:
    » Seitan Assado
    » Jardineira de Seitan com Legumes
    » Seitan Recheado com Ameixas
    » Lasanha de Berinjela e Seitan
    » Seitan ou Bife de Glúten à Milanesa
    » Espetinhos de Seitan
  • 11 comentários:

    1. Elaine
      Maravilhoso este teu blog.
      Cada receitinha de dar água na boca.
      Meus parabéns, viu?
      Por acaso voce sabe onde encontro o seitan para comprar aqui em Sampa?
      Obrigada!
      beijos
      Regina

      ResponderExcluir
    2. Deixei de comer carne, peixe, crustáceo, enfim qualquer ser que tenha que matá-lo para comer. Me sinto muito bem e sem culpa nenhuma, devemos respeitar os animais há tantas coisas que a natureza nos oferece para uma boa alimentação, nutritiva e saborosa. Estou sempre visitando este Blogger: Cantinho Vegetariano que nos proporciona receitas maravilhosas, e nos ajuda a tirar duvidas.
      Obrigada!

      ResponderExcluir
    3. Regina, quero pedir desculpas por não ter respondido seu comentário antes. Infelizmente, eu não sei te dar essa informação. Pelo menos não do seitan feito de modo "artesanal". Mas tem as opções de proteína vegetal da Superbom, que inclusive você deve conhecer, que são encontradas facilmente em bons supermercados. Obrigada pelo carinho... Abraço!

      É verdade, Marluce... As opções que o reino vegetal nos oferece são tantas e tão deliciosas, que é inconcebível achar que uma dieta vegetariana é monótona ou sem sabor. O objetivo do blog é justamente mostrar essa variedade. E suas palavras são um incentivo pra mim. Obrigada!

      ResponderExcluir
    4. Moçada vegana! Cuidado com o glútem e proteína de soja!!! Carne não precisa ser substituída. Ela pode simplesmente ser eliminada hehehe! Excesso de glúten e soja são prejudiciais.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Exatamente!! EU não posso consumir soja pelo excesso de hormònios que ela tem

        Excluir
    5. Oi Elaine!

      Boa tarde! O seu blog é muiiiito boom!

      Gostaria muito de saber onde você encontrou a composição nutricional do glúten? Obrigada!!!!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Obrigada, Ellen... Sobre os valores nutricionais do glúten, encontrei no site da Florbela Mendes, citado na fonte. É só clicar no link para ir até a página de onde retirei as informações. Abraço!

        Excluir
    6. gosto muito do blog. não como carne, e pergunto diante deste produto: se não se come carne, prá quê querer comer algo com sabor de carne?!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Bem, Giane... Creio que isso é bem pessoal. Tem gente que gosta e sente falta da carne, por isso a necessidade de criar pratos que se aproximem em sabor ou textura. De qualquer forma, fica a critério de cada um comer ou não esse tipo de prato. Abraço!

        Excluir
    7. Já fiz em casa muitas vezes, a partir da farinha de trigo. Agora tem a farinha de glúten, o que facilitou muito o preparo. Se colocar nozes, fica escuro, uma cor muito bonita, além de melhorar o sabor.

      ResponderExcluir
    8. Estou cada dia mais fascinada pela comida vegetariana! Adoro cozinhar e o preparo deste tipo de comida me deixa muito feliz pq é livre de crueldade e muito saudável. Qto cozinhar algo parecido com a carne me ajuda a conquistar outras pessoas da família que ainda não são vegetarianos. Beijo

      ResponderExcluir

    Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

    Atenção!!!

    Comentários com links não serão aceitos!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...