Nhoque ao Molho de Tomate (vegana)

Nhoque ao Molho de Tomate (vegana)
Ingredientes

Para a massa:
480 g de batata
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de alecrim picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo para polvilhar
Folhas de manjericão a gosto

Para o molho:
4 tomates frescos e maduros
1/2 cebola picada
2 colheres (chá) de orégano
4 colheres (chá) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo

Massa:
Coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente as batatas e cozinhe por 30 minutos ou até que fiquem macias. Verifique o ponto, espetando com um garfo. Retire as batatas da água e passe por um espremedor. Adicione a farinha, a pimenta e o alecrim picado às batatas espremidas. Trabalhe a mistura com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme.

Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma superfície lisa. Pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o rolinho em pedaços (2 cm), com uma faca afiada. Repita a operação com toda a massa. Coloque os nhoques numa assadeira enfarinhada, tomando cuidado para não colocar um sobre o outro, evitando assim que grudem. Reserve.

Comece a preparar o molho. Depois que o molho estiver pronto, comece a cozinhar os nhoques. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque um pouco dos nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Molho:
Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágue os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e refogue por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e acrescente o azeite. Em seguida, transfira o molho para um liquidificador e bata por 30 segundos em velocidade alta ou até que fique homogêneo.

Aqueça o molho e distribua sobre os nhoques. Polvilhe manjericão e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

5 comentários:

  1. Essas receitas realmente funcionam?

    alguém está testando antes de postar?????

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga me recomendou esse blog porém nenhuma receita é original, são sempre retiradas de outros sites?

    ResponderExcluir
  3. Soraia e Frank, como eu disse esse espaço foi criado com o objetivo de reunir receitas, artigos e vídeos que tenho coletado através da Internet... Apesar de não testar as receitas antes de postá-las, a grande maioria, senão todas, são de fontes confiáveis.

    Agradeço a visita de vocês e espero que voltem sempre, pois o Cantinho Vegetariano é feito com muito carinho e dedicação.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Quero deixar meus parabéns por esse blog que tá shoooow, estou aprendendo muitas coisas aqui. Adorei essa do nhoque hauhauaha, parabens, super abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adorei a receita. Essa dá certo, já fiz várias vezes!... Hummm...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...