Nhoque de Grão-de-Bico com Molho de Tomate Fresco (ovo-lacto)

Nhoque de Grão-de-Bico com Molho de Tomate Fresco (ovo-lacto)
Ingredientes

Para o nhoque:
1 xícara de grão-de-bico
1 ovo
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal
3 litros de água com uma pitada de sal

Para o molho:
1 lata de tomate italiano sem pele
3 tomates frescos maduros
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
Folhas de manjericão para decorar

Preparo

Nhoque:
Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Numa panela grande com 2 litros de água, coloque os grãos escorridos e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 1 hora. Escorra a água. No processador de alimentos, ou no liquidificador, bata os grãos cozidos até obter uma pasta lisa. Numa tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga derretida, a farinha e 1 colher (chá) de sal. Misture com as mãos até obter uma pasta homogênea.

Numa superfície lisa e enfarinhada, faça rolinhos de 2 cm de diâmetro com a massa. Corte os rolinhos em nhoques de 1 cm. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Molho:
No liquidificador, bata o tomate italiano sem pele. Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Corte-os em cubinhos.

Numa tábua, pique o alho e as folhas de manjericão. Reserve algumas folhas para a decoração dos pratos. Leve uma panela média com o azeite e a manteiga ao fogo médio. Doure o alho picado e as 2 colheres (sopa) de manjericão fresco por 1 minuto. Acrescente o tomate batido, os cubos de tomate e tempere com o açúcar, o sal e a pimenta-do-reino. Abaixe o fogo e tampe a panela. Deixe cozinhar por 10 minutos. Na hora de servir, junte os nhoques cozidos e escorridos ao molho quente. Leve ao fogo baixo e, quando levantar fervura, desligue. Divida os nhoques entre 4 pratos e decore com as folhas de manjericão fresco. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções

Fonte: Panelinha

8 comentários:

  1. que receita interessante !! bjs

    ResponderExcluir
  2. Laila, querida... Quanto tempo! Esse nhoque eu ainda não fiz, mas deve ficar muito gostoso. Se fizer, volte pra dizer o que achou. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gente que blog maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  4. Suely, fico feliz que tenha gostado do meu cantinho! Ele é feito com muito carinho e dedicação... Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa receita!! alimentação equilibrada e itens nutracêuticos! o grão de bico possui triptofano, precursor de serotonina, neurotransmissor do bem estar. Tomates, principalmente quando aquecidos ou refogados, possuem licopeno, agente protetor do câncer de próstata comprovado em pesquisas em nutrologia.
    Parabéns! Visto a camisa do alimento como remédio!!! Vou experimentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Luiza... Interessante suas observações. Inclusive, temos artigos aqui no blog, falando sobre esses assuntos, se quiser dar uma olhada:

      » Licopeno - Abra os olhos para este grande aliado da saúde
      » Grão-de-bico afasta a depressão

      Abraço!

      Excluir
  6. Gente! Adoro o blog,muito bom mesmo!!!
    Mas...
    Acabei de fazer esta receita e usei grão de bico bem novinho.
    Fiz tal qual a receita manda e não consegui comer!
    O molho ficou excelente, mas o nhoque ficou muito ruim ...
    Como pode isso? Estou triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer, Dóris... Eu ainda não testei essa receita, mas posso dizer que vem de um site muito bom. Lamento pelo ocorrido.

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...