Torresmo de Soja (vegana)

Torresmo de Soja (vegana)
Ingredientes

2 xícaras de PVT graúda
2 colheres (sopa) de vinagre
3 dentes de alho
2 colheres (chá) de sal
1/2 colher (café) de pimenta-do-reino
1 raminho de hortelã
1 raminho de manjericão
1 raminho de coentro
2 ou 3 hastes de cebolinha

Preparo

Lave a PVT, escorra a primeira água e ponha de molho em água quente, com o vinagre, durante 30 minutos. Em seguida, escorra-a e passe-a por outra água quente, volte a escorrer e ponha numa panela com água limpa para cozinhar (sem pressão) por cerca de 20 minutos, com todos os temperos. Após cozida e quase fria, esprema a PVT com ambas as mãos, para extrair dela todo o líquido possível. Frite-a em óleo quente, em pequenas porções, até que fique moreninha. Retire e escorra em papel absorvente. Sirva quente ou morna, mas em vasilha separada, para que permaneça sequinha, pois em contato com alimentos líquidos, perderá o efeito crocante de torresmo.

Rendimento: Serve 4 pessoas

Fonte: Revista dos Vegetarianos - Foto: Tomaz Vello

10 comentários:

  1. Primeira vez que venho e gostei.
    Como tenho problemas no estomago é melhor ser vegetariano.
    Sou louco por torresmo só que não posso, após esta dica vou experimentar.
    Obrigado pela dica, e com certeza voltarei sempre.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Guilherme... Também fico feliz em saber que pensa em se tornar vegetariano. Estou à disposição para ajudar no que for preciso.

    Aqui você encontrará muitas receitas nutritivas e saudáveis, portanto sinta-se à vontade pra voltar sempre que quiser... Será um prazer recebê-lo!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, olha eu aqui de novo ....

    menina, vc acredita que eu sou um vegetariano que não come soja? Sério.
    Por motivos "n". O maior deles é porque a maioria dos meus amigos vegês só comem soja e passam a maior parte do tempo falando do quanto adoraravam carne e procuram comer salsichas de soja, bifes de soja, hamburguer de soja .. e por aí vai. Depois ficam dizendo que soja se parece com carne.. mei com saudosismo, entende? Peguei um abuso que só vendo e parei de comer soja.. detesto carne e não sinto a menos vontade e muito menos fico "substituindo" coisas pela carne. não como carne e pronto.
    Eu sei que esse não é o seu caso. pelo amor de Deus não me interprete mal... Outra situação que me vez parar de comer soja foi que no momento não estou comendo em casa... como em Self-Services e,pasmo, descobri que muita soja vendida nesses cantos aqui em Fortaleza são misturadas a "carne muída". Vc acredita?
    Daí não me arrisco mesmo o dono desses estabelecimentos me garantindo de "pés juntos" que a soja deles é pura!

    Porém, vendo cada receita daqui me dar ontade de voltar a fazercomida em casa - moro só - e me deliciar com tanta guloseima rica em proteína e livre de bichos mortos!
    Um Gde abraço e parabéns mais uma vez pelo site/blog.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh ... já faço parte da sua Comuna no orkut também.... estou por lá com o nome de chico... bjos

    ResponderExcluir
  5. Acho estranho colocar nome de carne nos pratos vegetarianos. Torresmo de soja... Não é torresmo, não tenho vontade de comer torresmo é estranho. Poderia se chamar Crocante de soja, Salgadinho de soja. É isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, fiz pela primeira vez e gostei bastante! Fiz como está na receita e ficou crocante mesmo. Sirva em seguida. Recomendo.

    ResponderExcluir
  7. Elaine,
    olá !
    ;)

    Adoro seu "Cantinho Vegetariano".

    Hoje fui num restaurante em Resende -RJ que tem uma comida no estilo vegan, e experimentei o torresmo de soja... Achei tão saboroso que vim procurar receita dele aqui !...
    Só não gostei por ser fritura, que eu tenho evitado.
    Você indica algum óleo mais saudável para a fritura ?
    Será que se fizermos assado no forno com fogo alto, não teria o mesmo resultado ? :)

    Gosto muito de soja, e não como uma substituição a carne que não como há muito tempo... mas simplesmente por ser um alimento saudável e saboroso.

    Parabéns pelo seu Blog.
    Realmente ADORO.

    ;)
    *Smuaks*
    Fla.

    ResponderExcluir
  8. Fla, aqui vai uma dica: compre a panela que faz frituras sem óleo; é verdade. comprei e ficam uma delícia; crocantes, sequinhas, uma maravilha. A minha comprei no shoptime. Vale muito a pena, principalmente para quem gosta de frituras e quer se livrar delas engorduradas.

    ResponderExcluir
  9. Gente, tenho lido muitas receitas maravilhosas aqui e confesso que terei de comer muito arroz com feijão para cozinhar bonito assim, mas tenho uma diquinha simples que vocês podem gostar: vejo pouco uso das folhas de louros nos pratos, por isso fica a sugestão, para mim o louro deixa um sabor meio que defumado que eu acho muito bom, sobretudo nos pratos com feijões. Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...