Somos todos de carne

Matéria publicada na edição de agosto da Revista Trip e reproduzida aqui na íntegra:

Somos todos de carnePor Lia Harna

Comer carne, um ato aparentemente banal, traz uma série de implicações para a saúde das pessoas, o meio ambiente e o bem-estar dos animais que muitas vezes nem passam pela cabeça de quem consome. Mas nem tudo está perdido... Ainda. Informe-se e coma melhor

Quando compramos uma bandeja de carne no supermercado ou pedimos um inocente hambúrguer, pouca gente se dá conta de que ali está um pedaço de um animal. E que aquela refeição tem cada vez mais impacto no meio ambiente. Foi-se o tempo em que a maioria da carne vinha de fazendas onde os animais eram criados soltos e podiam, bem ou mal, viver como sua espécie deveria viver.

O que comemos hoje na maior parte é fruto de uma criação em escala industrial, na qual os animais são geneticamente preparados, têm a mobilidade restrita em confinamentos superlotados e estressantes e recebem uma dieta carregada de aditivos. A produção, o tratamento e o abate muitas vezes são feitos de maneira cruel e dolorosa. Informações que passam bem longe de cardápios e rótulos. “A carne é uma indústria de US$ 140 bilhões anuais, que ocupa perto de um terço de todo o território do planeta, molda os ecossistemas do oceano e pode determinar o futuro do clima da Terra”, diz Jonathan Safran Foer no livro Comer Animais, em que relata como funciona a produção da carne em escala industrial. Como muitos que decidiram explorar o assunto, virou vegetariano convicto.

A seguir, reunimos dados que mostram o que está por trás dos pedaços de animais oferecidos em restaurantes e supermercados. Não consegue, nem quer, viver sem carne? Tudo bem. Mas é bom que saiba o que isso significa. Para você e para o resto do planeta.

Considerados bichos inteligentes e sensíveis, os porcos têm um grau mais alto de autoconsciência e maior capacidade de interação do que certos humanos com lesões cerebrais ou em estado de senilidade.

Porcos têm linguagem. Com frequência atendem quando são chamados (pelos humanos e pelos outros porcos), gostam de brinquedos (e têm seus favoritos) e são capazes de jogar videogames com controles adaptados aos focinhos.

Porcos de granja normalmente são abatidos quando chegam a cerca de 100 kg. Se continuassem a viver, poderiam passar dos 350 kg.

Por conta própria, os leitões tendem a ser desmamados com cerca de 15 semanas, mas nas granjas industriais eles são desmamados com 15 dias. Com essa idade, não conseguem digerir direito comida sólida, por isso recebem remédios contra diarreia.

Uma série de antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos na comida dos animais mantém a maioria deles viva até o abate, a despeito das condições de higiene e confinamento em que são mantidos. Não é incomum porcos aguardando o abate terem ataques cardíacos ou perderem a capacidade de se locomover.

Com 38 milhões desses animais, o Brasil é o quinto maior produtor de carne suína do mundo, atrás de China, EUA, Alemanha e Espanha.

Criações de Porcos em extremo confinamento são laboratórios ideais para o aparecimento de novos vírus que podem nos infectar. Infectologistas apontam que as criações intensivas de porcos e frangos são as mais perigosas fontes de vírus potencialmente letais aos humanos.

A pesca de atum provoca a morte de outras 145 espécies capturadas por acidente, incluindo baleias, tubarões, arraias e tartarugas. Para produzir cada prato de sushi de atum é necessário outro prato de 1,5 m de diâmetro para conter todos os animais que foram mortos “sem querer” durante a pesca.

De cada dez atuns, tubarões e outros grandes peixes que viviam nos oceanos há cem anos sobrou apenas um. Muitos cientistas preveem o colapso de todas as espécies - alvos de pesca em menos de 50 anos.

Antigamente os pescadores localizavam os cardumes de atum e então os puxavam no braço, um por um, com vara, linha e gancho. Hoje isso é passado, são usadas pesca de arrastão ou espinhel.

1,4 bilhão de anzóis são lançados por ano com espinhel (em cada um é usado como isca carne de peixe, lula ou golfinho).

Quase todos os peixes e frutos da pesca hoje contêm traços de mercúrio, metal tóxico que se acumula no organismo dos animais (humanos também) e pode afetar o sistema nervoso e causar demência. O risco varia de acordo com a quantidade e a espécie de peixe consumida.

Quanto maior o peixe e quanto mais tempo ele tiver de vida maiores são as chances de acumular o metal. Segundo a FDA (agência que controla alimentos e medicamentos dos EUA), tubarão, peixe-espada e cavalinha são espécies que devem ser evitadas.

A maioria do salmão que comemos vem da aquicultura. Uma fonte de problemas nessa atividade é a presença abundante de parasitas que prosperam em águas não correntes – em número 30 vezes maior do que o normal.

O Brasil é o maior exportador mundial de carne bovina e possui o segundo maior rebanho, com 205 milhões de bois e vacas – mais do que um animal por habitante. O rebanho só fica atrás do da Índia, onde é proibido matar vacas.

A pecuária é a causa número um das mudanças climáticas. Estudos da ONU apontam que o setor é responsável por 18% das emissões de gás estufa, 40% a mais que todos os meios de transporte do mundo – carros, caminhões, trens e navios – juntos.

O Brasil é o quarto maior emissor mundial de gases de efeito estufa, principalmente por causa das queimadas e do desmatamento da Amazônia. A criação de bovinos é responsável por 80% do desmatamento da floresta brasileira, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Nos anos recentes, a cada 18 segundos 1 hectare da Amazônia foi convertido em pasto.

O maior consumidor mundial de carne bovina são os Estados Unidos, seguidos de União Europeia e Brasil. Segundo o IBGE, cada brasileiro consome em média 34,7 quilos de carne bovina por ano.

Para produzir 1 quilo de carne de boi são necessários 15 mil litros de água. A produção de 1 quilo de arroz consome 3 mil litros de água.

Por meio de arrotos e flatulências, o boi libera metano, um gás com potencial de efeito estufa 20 vezes maior do que o dióxido de carbono.

Um dos principais alvos de críticas dos grupos de defesa dos animais é a produção da vitela, a carne de bezerros. Sua maciez e brancura vêm do fato de que os animais são alimentados apenas com leite e criados em baias minúsculas, que os impedem de se locomover e criar músculos.

Produtores de ovos muitas vezes manipulam a comida e a luz a fim de aumentar a produtividade. O objetivo é reprogramar o relógio biológico das galinhas para que comecem a pôr os ovos mais cedo. Galinhas criadas em escala industrial põem mais de 300 ovos por ano – duas ou três vezes mais do que na natureza.

A maioria dos filhotes machos das galinhas poedeiras é destruída por não terem “valor comercial”. Boa parte dos pintinhos é sugada por canos até uma placa eletrificada. Outros são enviados para trituradores.

Na produção industrial, a galinha não é criada de forma livre – não pode andar, ciscar e reproduzir seu comportamento natural. Muitas vezes até quatro animais são colocados numa mesma gaiola de meio metro quadrado. O estresse do confinamento e da superlotação provoca o canibalismo. Para não correr o risco de uma galinha devorar a outra, os bicos são cortados desde cedo.

Assim como os porcos, aves criadas dessa forma industrial são focos para o aparecimento de novos vírus que podem infectar o homem.

As galinhas de antigamente tinham uma expectativa de vida de 15 a 20 anos, mas o frango de corte moderno é abatido em seis semanas.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de carne de frango, atrás dos EUA e da China. Em 2009 foram abatidos 4,7 bilhões de frangos no país.

Fonte - 23.08.2011

11 comentários:

  1. Não percebo, qual é que é o mal? O porco só existe porque o comemos! Porque se não lhe déssemos utilidade, ainda era chamado de Javali...
    Não acredito que comer só vegetais seja saudável, o que é saudável é ser experto e procurar os melhores alimentos e os mais saudáveis que conseguirmos encontrar...
    Muito bem... então deixamos de comer carne e condenamos pelo menos 3 especies à extinção (galinha, porco e vaca), suponho que deixar uma espécie inteira morrer já não faz mal e é muito humano. <_<
    Isto são mesmo cenas de primeiro mundo, se quem defende estas praticas vivesse num país pobre de certeza que não era tão esquisito com a comida.

    ResponderExcluir
  2. =(

    Que tristeza de saber isso.
    Em pensar que na minha empesa estão om um projeto de conscientizar as pessoas de que porco não é sujo para aumentar o consumo da carne desses pobrezinhos.. ai =(

    ResponderExcluir
  3. É uma excelente matéria!!! Tenho certeza que vários novos vegetarianos surgiram.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito que a comunidade vegetariana prestigia-se meu blog. Talvez para a sensibilidade de vocês seja uma coisa obvia, mais eu percorri um longo caminho ate chegar a uma compreensão ampla da nossa relação com os homens e os outros seres deste nosso planeta através da cultura da NÃO COVARDIA. Meu blog é recente, mais na frente pretendo detalhar a relação dele com o vegetarianismo num post próprio.

    ResponderExcluir
  5. Para isso existe a cadeia alimentar,equilibrio populacional de especies logico que estou falando de alimentação, e não predação por couro ou pele, por hora o forte se sobrepoe ao mais fraco nos usamos a inteligencia e domesticamos nosso alimentos, por isso animais se alimentam de outros animais, se vivessemos numa selva certamente viveriamos correndo dos tigres onças e afins mas temos inteligencia o que se sobrepoe a força, porem se vegetariano é não comer outro animalzinho o bichinho ser vivo que sente dor que dó, não comam nem vegetais pois por mais que eles vegetem, são ser vivos que contribuem para a vida na terra, ai falo de fotossintese troca gasosas oxigenio, rios erosoes etc. a proposito tem que visistar um confinamento de animais não pode haver strees senão ele não engorda os stressadinho são descartados para não atrapalhar o desempenho dos outros.Comer carne esta no mundo dos primordios é cultural o homem tambem foi animal selvagem e ainda é so que aprendeu a viver em grupos na cidade,quando surgio o mundo não tinha alface tomate rucula e assim vai.

    ResponderExcluir
  6. Maicon
    Eu gostaria de saber de onde que você tira as suas informações... Tem muita coisa ai equivocada!
    Eu sou estudante de Ecologia, e não sou vegetariano, não cheguei lá e prefiro o termo reducionista, já que como carne muito raramente. Falar que comer carne é natural, que existe cadeia alimentar, e que o forte se sobrepõe ao fraco é uma argumentação completamente falha quando se trata do homem atual.
    No meio natural o homem comeria carne? Ah certamente que comeria, mas acontece que nós já não estamos mais no meio natural e os meios que o homem contemporâneo encontrou para produzir os seus alimentos também passam muito longe de serem naturais. Principalmente porque a nossa produção de alimentos não atende a real demanda do homem por comida e sim atente as necessidades de um mercado que visa unicamente o lucro. A nossa alimentação não é saudável e a nossa produção não visa o bem estar de ninguém, nem dos consumidores nem dos animais nem do meio ambiente, ela visa apenas o bem estar dos bolsos de quem esta por trás dela.
    Querer comparar a alimentação baseada em carne com a alimentação baseada em vegetais com relação à danos ao meio ambiente também é uma argumentação falha. A área destinada a produção de carne, além do gasto de água, é 10 vezes maior do que a produção de vegetais e grãos. Até mesmo a soja que é sim uma monocultura nociva é uma arranhão no impacto ambiental quando comparada à industria da carne (esses são danos do INPE sobre o uso e ocupação do solo nacional, pode ir pesquisar pra confirmar), a maior parte do que é produzido para a alimentação vem de pequenos produtores que tem baixo impacto em sua lavouras, as grande monoculturas são destinadas a mercados como commodities (algo que eu não concordo também).
    E pra terminar, voltando aos primórdios do homem, é sim verdade que foi o consumo de carne que deu ao homem a base energética e proteica para o seu desenvolvimento, entretanto o consumo de vegetais sempre esteve presente, aliás os nosso ancestrais tinham primeiramente uma base vegetal bem maior e variada na sua alimentação e a carne era um artigo raro que foi sendo acrescentado depois aos poucos, tanto que no começo o homem era um animal oportunista (como urubus e hienas) e roubava a caça de algum predador desavisado ou comia animais que ele já encontrava mortos (necrófago). Com o tempo e o desenvolvimento da nossa "inteligência" foram sendo desenvolvidos métodos de caça e depois de criação, mas nunca houve antes algo em escala industrial que pudesse colocar a própria segurança do homem em cheque como existe hoje em dia! Se o homem se diz um animal com uma inteligência tão acima das dos demais animais, deveria agora começar a ter um consumo racional da carne, bem pensado e que não traga danos ao meio e por consequência a ele mesmo!
    Não parei de comer carne, mas faço um consumo consciente e controlado dela, da forma como nutricionistas indicam.
    Bem é isso que eu penso e é isso que eu busco!

    ResponderExcluir
  7. Acredito que para se argumentar a postagem é preciso: se colocar no lugar do animal a ser abatido já na fila.

    Conhecer e experimentar todo tipo de vegetais, sementes, receitas, sem crueldade.

    Entender o que é crueldade e ter a mente aberta para saber que ELES NÃO ESTÃO NO PLANETA PARA PASSAR POR ISSO A CADA CHURRASCADA OU PRATO DE CARNE QUE COMPRAMOS OU NOSSOS PARENTES COMPRAM.

    Isso é abuso de outra espécie. De todas as formas. Somente colocando-se no lugar e imaginando que o ser humano também deve ser tratado dessa forma desde a gravidez é que alguém poderá supor o que estou dizendo.

    Para mim, ninguém absolutamente merece isso e até um condenado à morte por crimes mais que hediondos, nos EUA, têm mais direitos.

    ResponderExcluir
  8. Gente, é muito simples:

    . a evolução da humanidade deve-se muito ao consumo alimentar da carne, porém, nos dias que correm, a maioria da população mundial não necessita disso para viver. temos ao nosso dispor uma enorme variedade de alimentos que não implica a morte dos animais e por isso, como é lógico, torna-se dispensável a criação em massa e o abate cruel.

    . pode-se, então, dizer que comemos carne apenas porque esta nos satisfaz o apetite. assim, a morte dos animais e os maus-tratos a estes impostos são desculpáveis e existem por uma nobre causa: a gula.

    . sim, os vegetais também são seres vivos. ma já que precisamos nos alimentar para viver, não parece lógico que nos alimentemos de forma menos cruel, mais saudável e mais ecológica?

    . existem milhões de vegetarianos espalhados pelo mundo. muitos vivem toda a sua vida sem tocar em carne e ainda assim são saudáveis. porque o vegetariano que se alimenta bem, ingere todos os nutrientes de que precisa, enquanto que a maior parte das pessoas que se alimentam à base de carne ingerem quantidades prejudiciais de gordura e deixam de lado as frutas, as sementes, os grãos, os legumes, as verduras, etc.

    . se quem acha que comer apenas vegetais não é saudável se informasse sobre as qualidades e características dos alimentos, mudaria de opinião. é pena que as pessoas pensem que vegetarianos comem apenas arroz, salada, batata e fruta, e por isso passam fome e são subnutridos.

    . não esquecer que comer carne é ingerir um pedaço de um animal morto, em decomposição. parece-me bastante lógico que isso não seja mais saudável do que um prato balançado de vegetais que permanecem "frescos" por muito mais tempo do que a carne.

    . sim, também existem químicos prejudiciais na produção de vegetais, mas nada que se compare com a produção de carne.

    . sim, é verdade que estamos no topo da cadeia alimentar. mas também é verdade que hoje somos mais inteligentes e capazes e sabemos melhor que nunca o que é certo ou errado, o que é benéfico ou prejudicial para nós.

    . sempre houve escravatura. mas felizmente chegou o dia em que decidimos que isso tinha de acabar. por isso torna-se inválida a ideia de que sempre comemos carne e que assim devemos continuar.

    . e não, deixar de comer animais não implica que estes entrem em extinção. não comemos cães e eles andam por aí. porcos, galinhas e vacas continuam a ter o seu lugar e o seu valor. deixar de comer carne e peixe ajuda, sim, a que muitas espécies em extinção possam respirar de alívio novamente.

    . se nos concentrássemos na produção de vegetais e puséssemos de lado a produção de animais para abate, poderíamos alimentar muitas mais famílias a um custo reduzido. todos sabemos que a carne de "qualidade" é cara e não chega para todos, nem para o bolso de todos.

    /////////////////////////////////////////////////////////////////

    Sou vegetariana ha alguns meses. Tenho uma alimentação bem mais equilibrada e saudável que antes mas respeito quem não entenda. Eu mesma comi carne a minha vida quase toda sem saber e sem querer saber o que isso implicava.

    ResponderExcluir
  9. IMAGINA SE TODOS OS SERES HUMANOS DEIXASSEM DE COMER CARNE?
    CADA UM IA TER QUE TER UMA VACA DE ESTIMAÇÃO EM CASA??? COMER CARNE FAZ BEM, SEMPRE MODERADAMENTE CLARO.E LEMBRANDO QUE FRUTAS E VEGETAIS TAMBEM TEM VIDA, ENTÃO VCS VEGETARIANOS NÃO ESTÃO DEIXANDO DE COMER ALGO QUE TEM VIDA.

    ResponderExcluir
  10. na época do meu pai um miliciano aqui na sona oeste do RJ matava pessoas e vendia a carne das pessoas como carne de porco um dos motivos de eu ser vegetariano

    ResponderExcluir
  11. pude notar que á uma muita má informação em relaçao á dieta vegetariana por parte de muita gente que comentou o blog. ser vegetariano, vegan etc nao é só por uma questao de sentimento de ética ou moral é também e principalmente uma questao de preservamos a nossa saúde é sabido que vegans podem viver até 15 anos e vegetarianos 6 anos mais que um ser humano omnivoro. é verdade que a carne é detentora de proteina concentrada mas no entanto é bastante pobre em minerais, vitaminas e carboidratos. além disso a carne pode se tornar prejudical á saude humana por exemplo a flora do intestino delgado humano originalmente é fermentativa e com a carne esta torna se putrefaciente fazendo com que venenos presentes na carne sejam absorvidos pela nossa corrente sanguinea, a absorção da toxina do medo, de medicamentos e hormonas administradas nos animais durante a sua criação, dejectos presentes na carne, seu consumo pode também prejudicar o metabolismo e inibir certas proteinas necessárias causando anemias e diabetes outros agentes presentes na carne podem ainda causar cancro, a criação em massa destrói o meio ambiente, excesso de consumo de água e emissões de CO2, efeito de estufa, os pastos que poderiam servir para agricultura e alimentar todos os que morrem á fome estão ocupados com gado de criação forçada, poluição das águas etc etc a lista continua aqui ninguém critica ninguém mas quem está mal informado nao deveria falar sobre o que nao sabe é de sua escolha comer carne ou nao mas ao menos que saiba ter um raciocinio lógico que é o que falta á maioria das pessoas, extinção??? extinção está o ser humano a criar com o seu forte consumismo e criação forçada que ainda por cima é pouco saudável, as vacas, porcos e etc existiram desde sempre no seu meio natural talvez com algumas caracteristicas diferentes do que conhecemos agora e nunca precisaram do ser humano para as preservar são especies esté mais velhas que nós na evolução da vida ....a natureza preserva o seu ecosistema com perfeição e tem sido sempre assim até o ser humano ter quebrado esse ciclo...não estamos a caminhar para a evolução desta maneira, nossos principios morais, éticos, lógica e etc estão muitas vezes errados pena que muita gente nao veja isso nem admita que está a errar, que busca auxilio e conhecimento no sitio errado, o amor á vida hoje em dia é facilmente comprado por meia duzia de tostões basta olhar para os supermercados,as proteinas e nutrientes que precisamos são facilmente repostas com vegetais, a carne de soja mais conhecida por proteina de soja é muito mais nutritiva que a de animal e a sua textura é bem parecida com a carne a que estamos habituados a comer, a proteina animal resulta ao longo do tempo em males de figado, coração, colestrol, diabetes, anemias, endurecimento de artérias, tensão alta não é por acaso que a maioria das pessoas que consomem carne sem sequer compensarem esta quantidade com uma superior de frutas ou vegetais adoeçem gravemente e claro não esqueçendo o natural ciclo da vida assim que qualquer animal é morto tal como os humanos o processo de decomposição toma conta o chamado rigor mortis, apesar da carne com aspecto bonito nos supermercados a nivel microscópico a decomposição já tomou conta estando assim presente na carne bactérias prejudiciais á saúde, etc por isso peço mais uma vez não critiquem se não teem a minima informação do que dizem como disse á pouco nao critico quem escolhe comer carne é de sua livre vontade mas lembrem se que muitos de nós antes de ser vegetarianos fomos como vós e se mudámos e continuamos é porque nos faz sentir bem a nivel de saude e mente, e um humano saudável mentalmente e fisicamente será sempre um membro mais saudável na sociedade também... ler nao faz mal estar devidamente informado, o conhecimento é a arma mais poderosa que o ser humano tem e ignorancia por escolha é uma forma de falta de inteligencia.....

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...