Maionese de Soja (vegana)

Maionese de Soja (vegana)
Ingredientes

250 ml de água
5 colheres (sopa) de leite de soja em pó
Óleo para dar o ponto
Sal a gosto

Preparo

Coloque a água no liquidificador junto com 5 colheres de leite de soja em pó (não pode ser extrato de soja, tem que ser o leite de soja para dar o ponto). Bata bem, para dissolver e para “aerar”. Desligue o liquidificador e veja se não há blocos de leite em pó no fundo e na lateral do liquidificador. Volte a bater e vá adicionando o óleo da sua preferência.

Preste atenção em duas coisas:
1º. Repare se o creme estiver muito mole, é preciso colocar um pouquinho mais de leite de soja. Se estiver espesso é só ir colocando o óleo de sua preferência.
2º. Repare no barulho do liquidificador porque o creme vai engrossar e o ruído deve ir ficando diferente. Deixe bater bem e você vai perceber a cremosidade de uma maionese. Coloque o sal e neste ponto você vai precisar ajudar o liquidificador com a colher e com cuidado. Sua maionese básica está pronta. A partir deste ponto você pode incluir uma série de ingredientes.

Se for usá-la para tempero de saladas, considere estas dicas:
- Na preparação, use azeite de oliva, vai ficar mais saboroso.
- Depois de pronta, você pode escolher alguma destas sugestões para bater com sua maionese: coloque temperos verdes frescos, ou alho, ou salsão, ou alho-poró, ou pimentão ou ainda, qualquer tempero que agrade ao seu paladar.
- Especialmente para saladas é interessante deixar o creme mais fino, mais ralo, então, depois de pronta e temperada é interessante colocar a maionese num vidro que tenha tampa e colocar um pouco de água filtrada, conferir o sal, fechar o vidro a agitar bem. Em seguida, despeje sobre as folhas e legumes.

Se for usá-la como recheio de pães, considere as seguintes dicas:
- Mantenha a maionese bem espessa e espalhe na massa do pão no momento da abertura, antes do crescimento do pão, mas você deve saber que este creme vai ficar mais sólido e reduzir, muito parecido com uma ricota.
- Use também como a maionese convencional em torradas, lanches, canapés e o que mais desejar.
- Este creme é ótimo para base de patês. Nesse caso, você pode misturá-lo com o que quiser: azeitonas pretas, cenoura cozida, pimentão vermelho, manjericão, alho, palmito, ou o que você mais gostar ou estiver sobrando na geladeira.
- Outra forma de uso desta maionese é para empanar alimentos que você vá assar e gostaria de ter mais cor ou que ficassem mais crocantes.

Fonte: Receita, foto e dicas do Bambu Chuveroso

6 comentários:

  1. Uma receita apenas já é bom. Mas, uma receita acompanhada de várias dicas é perfeito. Obrigado por postar.

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente sensacional. Estou fazendo toda hora uma receita! #amandoocantinhovegetariano!!! Obrigada!!! Vida longa ao blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Luana... Suas palavras são um incentivo para mim. Abraço!

      Excluir
  3. Usei extrato de soja e funcionou que é uma maravilha.
    Adorei a receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da receita... Obrigada por comentar. Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...