Berinjela Refogada com Cebola e Pimentão (vegana)

Berinjela Refogada com Cebola e Pimentão (vegana)
Ingredientes

1 berinjela lavada e cortada
1 cebola média cortada em fatias
1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
2 dentes de alho picados
1 tomate bem maduro picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de shoyu ou tamari
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
Alecrim fresco a vontade

Preparo

Lave bem e corte a berinjela em fatias grossas no sentido do comprimento. Salpique com sal e disponha as fatias em uma peneira apoiada sobre uma bacia para escorrer o liquido. Deixe-as descansarem até que comece a escorrer um liquido escuro. Depois coloque as fatias de berinjela em uma travessa, seque ligeiramente com papel toalha e corte-as no sentido longitudinal. Reserve.

Prepare o restante dos ingredientes. Corte a cebola em fatias de tamanho médio. Corte o pimentão em fatias grossas. Pique o alho e corte os tomates em pequenos cubinhos. Reserve. Em uma frigideira grande bem aberta coloque o óleo para aquecer. Doure primeiramente o alho (cuidado para não queimar). Acrescente o tomate picado, tempere com sal e deixe apurar até que o tomate se desmanche. Acrescente as fatias de berinjela e deixe incorporar ao tomate. Abaixe o fogo e deixe cozinhar.

Em uma outra frigideira menor, aqueça um pouco de óleo e doure as cebolas com uma pitadinha de sal. Coloque uma colher (sopa) de shoyu e quando as cebolas estiverem bem douradas acrescente as fatias de pimentão. Misture a cebola e pimentão refogados à berinjela e acrescente a outra colher de shoyu. Coloque um raminho de alecrim para perfumar os legumes nessa fase final de preparo. Acrescente a pimenta-do-reino moída na hora e verifique o sal. Deixe em fogo baixo por mais alguns minutos até que a mistura esteja bem agregada. Sirva a seguir.

Dica - Caso não goste de alecrim, use outra erva fresca de sua preferência como manjericão, manjerona, sálvia, salsinha... Você pode servir esta delícia com arroz e salada, pode misturar à massas, fazer recheio de sanduíches, cobertura de pizzas, ou o que a sua imaginação permitir!

Fonte: Receita e foto de Lori Ellis, do blog Veganana

Um comentário:

  1. Acabei de fazer o prato. Ficou muito gostoso!
    Aprovado!
    Embora tenha colocado um tomate mais.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...