Estudo associa refrigerantes, biscoitos e salgadinhos ao câncer intestinal

Pesquisa escocesa conclui que dieta rica em alimentos calóricos deixa indivíduo mais próximo do tumor colorretal que alimentação saudável

Estudo associa refrigerantes, biscoitos e salgadinhos ao câncer intestinal
Refrigerantes, bolos, biscoitos, batatas fritas e sobremesas. Todos os itens desta lista de guloseimas foram identificados como fatores de risco para câncer de intestino, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

O estudo é o primeiro de seu tipo a encontrar uma relação entre a doença e uma dieta rica em alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcar e gordura. Os pesquisadores analisaram também outros fatores de risco entre os voluntários, como os níveis de atividade física e tabagismo.

Os cientistas analisaram mais de 170 alimentos, inclusive frutas, legumes, peixe e carne, bem como salgadinhos de alto nível calórico - como chocolates, nozes e batatas fritas e bebidas de frutas.

Durante a pesquisa, os cientistas concluíram que o câncer colorretal tem fatores de risco já conhecidos - tais como história familiar de câncer, baixo nível de atividade física e tabagismo, mas também identificaram outros menos estudados, incluindo a alta ingestão de lanches de alta energia e bebidas adoçadas com açúcar.

O estudo - que usou dados do Estudo Escocês de Câncer Colorretal - realizado em 2012, baseia-se em pesquisas anteriores sobre a ligação entre o câncer de intestino e a dieta. Esses estudos identificaram dois padrões distintos de comer - um, rico em frutas, verduras e outros alimentos saudáveis; ​​e o padrão ocidental, rico em carne, gordura e açúcar.

O padrão ocidental gera mais risco de câncer que o padrão rico em vegetais.

Evropi Theodoratou, da Escola de Ciências da Saúde Molecular, Genética e População, da Universidade de Edimburgo, disse:

- O que descobrimos é muito interessante e merece uma investigação mais aprofundada usando grandes estudos populacionais. Enquanto as relações entre a dieta rica em açúcar e gordura e o câncer colorretal não implicam automaticamente em uma relação de causa e efeito, é importante levar em conta o que nós encontramos, especialmente porque as pessoas nos países industrializados estão consumindo mais esses alimentos.

Fonte: O Globo - 15.07.2013

Leitura recomendada:

Câncer: o Poder da Alimentação na Prevenção e TratamentoCâncer: o Poder da Alimentação na Prevenção e Tratamento
Autora: Caroline Bergerot (sefira)
Páginas: 509
Editora Cultrix
COMPRAR

Com uma linguagem simples, este livro contém informações gerais para todos os que se interessam em saber algo sobre o câncer, com descrição dos principais tipos da doença, suas prováveis e múltiplas causas e também fatores que ajudam em seu tratamento e prevenção. A necessidade de mudança de hábitos alimentares é enfatizada, e a autora preparou 28 dietas vegetarianas com mais de 400 receitas. O livro é enriquecido com tabelas de composição química dos alimentos. Sem dúvida trata-se de um livro que, associado ao tratamento médico, muito poderá contribuir na melhora da qualidade de vida de todos nós.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...