Pamonha Doce (vegana)

Pamonha Doce (vegana)
Ingredientes

12 espigas de milho verde com palha
1 xícara de açúcar
1 xícara de água ou leite de coco

Preparo

Retire todas as palhas das espigas de milho, guardando as mais bonitas para embrulhar a pamonha depois. Com uma faca, ajuste a lâmina entre um fileira de grãos e outra e vá empurrando os grãos de forma que saiam inteiro do sabugo, ou corte-os bem rente com uma faca, raspando depois o sabugo com uma colher para remover o resto de polpa de milho que ficou no sabugo. Moa os grãos de milho no processador de alimentos ou bata-os no liquidificador com um mínimo de água ou leite, só o suficiente para facilitar o processo.

Coloque a massa numa tigela, acrescente o açúcar e o leite de coco (ou água) e mexa até obter uma massa homogênea. Use as palhas previamente aferventadas e faça uma espécie de saquinho. Preencha com massa só até a metade. Com outra palha, feche por cima e amarre com barbante.

Em uma panela grande, ferva uma boa quantidade de água, e, após a fervura completa, comece a adicionar as pamonhas, uma por uma - mas não se esqueça: somente depois da fervura completa da água. Coloque alguns sabugos de milho por cima, para que as pamonhas fiquem submersas. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos, retire as pamonhas escorrendo-as com uma escumadeira. Sirva morna ou fria.

Variações

- Acrescente coco fresco ralado;
- Acrescente canela em pó à massa crua.

Fonte: Cyber Cook

6 comentários:

  1. Pamonha! Nem fale sobre isso perto de uma mineira como eu... A gente fazia pamonha "de doce" e "de sal" lá na terrinha. Ralava o milho verde (e os dedos, claro) num ralo grande feito de lata de óleo vazia, e cozinhava as pamonhas num tacho, no fogão de lenha. Depois escorria numa peneira de taquara e ia comendo até suar. Você vê como o caipira não deixa resíduos? Bem... contanto que seja fiel aos costumes da roça.

    ResponderExcluir
  2. Dalva, não sou mineira, mas morava numa cidade pequena quando criança e fazer pamonha era uma festa! E enquanto a pamonha não ficava pronta, todo tipo de delícia feita com milho ia saindo das mãos prendadas das mulheres. Milho cozido, milho assado, bolinho, bolo... Era muito bom! Saudades...

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Bom demais, né? Adoro, especialmente a salgada.

      Excluir
  4. Também não sou mineira mas adoro tudo que é feito com milho: pamonha, canjica, bolo, etc. Já queria que fosse junho que é quando temos bastante milho aqui no RN.

    ResponderExcluir
  5. PAMONHA!!!!UM DELICIA!!!!!!!! amo

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...