Brasileiros abusam do refrigerante

Brasileiros abusam do refrigerante (vegana)
A preferência pelo refrigerante atinge a população brasileira cada dia mais. Segundo dados do Ministério da Saúde, 30% das pessoas consomem a bebida ao menos cinco vezes por semana, sendo que a maioria exagera na quantidade. Quais são os malefícios deste abuso e como deixar esse hábito de lado? Juliana Martins, nutricionista do Hospital Sepaco, fornece as dicas.

“Qualquer tipo de refrigerante é prejudicial à saúde, seja ele light, diet ou comum. A diferença está na matéria-prima que adoça a bebida. Os light e diet possuem um alto teor de adoçante, que aumenta a pressão arterial, causa inchaço do abdômen e produção de gases. Já os comuns, concentram muito açúcar e provocam o ganho da gordura abdominal e o risco da pessoa desenvolver diabetes”, explica Juliana.

É importante avaliar a quantidade de refrigerante ingerido para verificar se já não se tornou um mau hábito ou até mesmo um vício. “Muitas pessoas tomam refrigerante ao invés de água quando estão com sede, e perdem os benefícios que ela traz à saúde, como por exemplo, o funcionamento melhor do intestino e hidratação da pele. Nestes casos, é preciso ter a consciência do problema para poder criar hábitos mais saudáveis, e ir substituindo o refrigerante, aos poucos, por sucos naturais, água, chás e água de coco”, destaca a nutricionista.

Entretanto, essa mudança, segundo Juliana, é difícil no início e, às vezes, é necessário o acompanhamento de um profissional de nutrição para auxiliar no cardápio, além do apoio da família, incluindo frutas após as refeições. Esta atitude ajusta a quantidade de açúcar no organismo e pode substituir aquela vontade por comer um doce. “Outra dica é aliar esta sugestão aos exercícios físicos. Tudo em prol de uma vida mais saudável”, reforça Juliana.

Fonte - 22.11.2012

Artigos e notícias relacionadas:
- Refrigerante - bebida nada saudável
- 8 motivos para você beber água
Sete refrigerantes têm substância cancerígena, revela pesquisa
Renda-se aos sucos naturais
- A importância da água na dieta
- Três meses depois de alerta sobre benzeno em refrigerantes fábricas mantêm fórmulas
- Suco de fruta é saúde e frescor

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...