Carne de Soja com Legumes (vegana)

Carne de Soja com Legumes (vegana)
Ingredientes

2 ou 3 dentes de alho grandes
1 cebola média
1 tomate grande, cortado em cubinhos
1/2 pimentão cortado em cubinhos
1/2 xícara de ervilhas
1/2 sachê de molho de tomate
3/4 de xícara de água (aproximadamente)
1 xícara de PTS (sem hidratar)
Óleo para refogar
Sal, orégano, manjericão e pimenta-calabresa a gosto

Preparo

Em uma panela, coloque o óleo, doure o alho e a cebola, acrescente o tomate, o pimentão e as ervilhas e deixe refogar até o tomate começar a amolecer (eu gosto dos pedacinhos de tomate então não deixo eles desmancharem). Quando começar a amolecer (1 ou 2 minutos) coloque o molho de tomate, a água, sal, orégano, manjericão e pimenta, mexa e deixe ferver. Assim que levantar fervura acrescente a carne de soja (sem hidratar) e mexa. Deixe cozinhar por mais dois ou três minutos, sempre mexendo para não grudar. Em 5~10 minutos estará pronto para servir. Esse é um prato daqueles bem rapidinho que sempre faço quando estou com pressa ou sem vontade de cozinhar.

Dicas

- Se quiser a carne de soja bem sequinha ou mais molhadinha ajuste a quantidade de água e proteína de soja que vai colocar. Se preferir um molho a uma carne de soja refogada, acrescente mais água e diminua a quantidade de carne de soja, já se você quiser o contrário, coloque um pouco menos de água ou aumente a quantidade de proteína de soja.

- O molho deve ser bem líquido para que a soja possa hidratar. Quando você jogar a soja no molho ela vai “puxar” a água do molho, deixando ele seco. Por isso não espere o molho engrossar para acrescentar a carne de soja. O ideal é que a carne de soja seja colocada aos poucos para que você possa fazer esse ajuste. Não coloque tudo de uma vez na panela. 

- Você também pode acrescentar outros ingredientes, como milho, batatas, cenouras, vagens… Porém certifique-se de que os legumes já estejam cozidos pois o processo para fazer essa carne de soja é muito rápido.

Nota - O sabor fica bem mais suave do que quando se hidrata a carne de soja em água fervente. Mesmo depois de testar várias receitas de hidratação (colocando vinagre, limão na água pra hidratar), essa foi a melhor maneira de fazer a carne de soja que encontrei. Ela hidrata já com todos os temperos, é bem rápido e fica muito saboroso!

Fonte: Receita e foto do blog Espaço Veg

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...