Soja: a melhor e a pior maneira de comer este grão

Soja: a melhor e a pior maneira de comer este grão
A soja faz parte do cardápio de quase todo vegetariano. Mas para não exagerar no consumo e incorporá-la à dieta de forma saudável, alguns cuidados são necessários. Saiba mais sobre o assunto com as dicas da nutróloga Luiza Savietto.

1. Qual é a melhor forma de consumir soja?

A melhor opção são os alimentos fermentados à base de soja, como o missô, o tempeh, o natto e o shoyu, pois no processo de fabricação desses alimentos as toxinas da soja são degradadas naturalmente.

A segunda melhor opção é o tofu. Apesar de possuir parte dessas toxinas (fatores anti-nutricionais), é uma fonte proteica de boa digestibilidade e biodisponibilidade, fonte de ferro e de algumas vitaminas do complexo B. Dependendo do processo de produção, também pode ser boa fonte de cálcio. De preferência, não deve ser usado nas grandes refeições, mas sim em lanches. Pode ser consumido de uma a três vezes na semana.

Em terceiro lugar vem o leite de soja. O ponto negativo é que, além de possuir muitos anti-nutrientes, em geral, é um alimento muito processado e rico em açúcares. É usualmente utilizado como boa fonte de cálcio, por ser enriquecido com o mineral. Também deve ser consumido fora das refeições principais (pode ser usado, por exemplo, em lanches, batido com uma fruta ou com cereal rico em fibras), no máximo duas vezes ao dia. Prefira os menos industrializados, orgânicos ou caseiros.

As piores opções são o grão de soja cozido e a proteína texturizada de soja (PTS). Eles têm elevado teor de anti-nutrientes.

2. O que são esses fatores anti-nutricionais?

São substâncias da soja que podem ser tóxicas para os humanos, caso não sejam removidas por meio de processamento especial ou fermentação natural. Há ainda na soja certos tipos de açúcares que podem causar flatulência, náuseas e diarreia, se o consumo é exagerado. Por isso, não exagere.

3. Quais são os efeitos dessas substâncias?

Podem ocorrer problemas relacionados ao teor de fitoestrógenos no organismo (compostos que agem de forma similar ao hormônio estrogênio), problemas na absorção de nutrientes e micronutrientes, alergias alimentares à proteína da soja, distúrbios no metabolismo da tireoide, além de problemas no metabolismo cerebral e relacionados ao uso de alimentos geneticamente modificados.

Fonte: Menu Vegano - 11.03.2017

Artigo relacionado: Soja é desnecessária para o vegetariano, diz especialista Eric Slywitch

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...