Ingredientes
6 folhas de repolho
3 tomates grandes para o recheio
1 tomate grande para forrar a panela
1 xícara de PTS miúda e escura
1/2 xícara de arroz cru
3/4 de xícara de alho-poró
1/2 xícara de cheiro-verde
1 colher (chá) de pimenta-calabresa
1/2 limão pequeno
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de manjericão
Sal a gosto
Temperos a parte para o tomate que forra a panela e 1/2 xícara de água
Preparo
Retire as folhas do repolho e diminua a parte grossa pra ficar mais fácil pra enrolar. Coloque a proteína de soja de molho na água por dez minutos. Lave-a na peneira e aperte para tirar a água. Pique o alho-poró, o cheiro-verde e os tomates. Junte tudo, acrescentando o arroz e tempere com o óleo, o limão, o sal, o manjericão e a pimenta (é importante por o sal bem proporcional, eu polvilho por cima de cada item com bastante atenção). Misture. O segredinho é que fique com bastante tomate pra soltar bastante caldo, deixando saboroso e úmido.
Fervente as folhas do repolho até amolecer. Pique o tomate que vai forrar a panela e tempere com cheiro-verde, limão, sal e óleo.
Coloque na panela. Divida o recheio em seis partes e faça os charutos fazendo uma dobra da folha por cima do recheio, depois virando as laterais para dentro e enrolando o restante. Coloque-os na panela em cima do tomate, e acrescente a 1/2 xícara de água.
Deixe cozinhar em fogo baixo com a panela tampada até secar. Demora meia hora ou mais, pois solta bastante líquido.
Dica - Se for fazer o repolho todo, retire o centro fazendo um buraco e cozinhe até amolecer um pouco as folhas. Resfrie na água da torneira ou naturalmente e retire as folhas.
Veja fotos do passo a passo aqui.
Fonte: Receita e foto do blog Alquimia Veg
Adorei a receita !!!
ResponderExcluirOi, Juçara... Fico feliz que tenha gostado da receita, obrigada por comentar e volte sempre. Abraço! ♥
ExcluirObrigada pela receita! Sinto tanta falta dos charutos de repolho da minha avó, mas não sabia como fazer sem a carne moída! Vou experimentar mas pelo que li é delicioso!
ResponderExcluirOi, Viviane... Seja sempre bem-vinda por aqui! Não há nada igual à comidinha da nossa mãe e avós, não é mesmo? Espero que goste da receita. Experimente e depois diga-nos o que achou do resultado. Obrigada pela visita e comentário. Abraço! ♥
Excluir