Sorvete de Banana Caramelada (vegana)

Sorvete de Banana Caramelada

Ingredientes

Para o sorvete:
5 bananas-prata maduras
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 colher (chá) de canela em pó
1 1/2 xícara de leite de soja ou outro leite vegetal
1 colher (chá) de essência de baunilha
Sumo de 1/2 limão

Para a calda:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 colheres (chá) de canela em pó
1 xícara de leite de soja

Chocolate vegano ou castanhas-de-caju para decorar

Preparo

Sorvete:
Comece preparando a banana caramelada no forno. Em um refratário que possa ir ao forno, misture as bananas cortadas com 3 colheres de açúcar, o creme vegetal e a canela. Leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 1 hora, misturando de vez em quando. Deixe essa mistura esfriar um pouco e então processe as bananas juntamente com o leite de soja, o restante do açúcar (2 colheres de sopa), a baunilha e o limão, até que forme um creme. Leve o creme ao congelador e deixe gelar no mínimo por 12 horas. Sirva com a calda e com raspas de chocolate vegano por cima ou castanhas-de-caju.

Calda:
Em uma panela, junte o açúcar e água. Leve ao fogo brando, mexendo até que o açúcar tenha dissolvido completamente e comece a ferver. Cozinhe a calda até ficar cor de caramelo, sem mexer. Diminua o fogo e adicione a canela dissolvida no leite de soja. Cozinhe mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos ou até o molho encorpar levemente.

Dica - Se preferir, você pode substituir o açúcar por açúcar mascavo ou melado de cana.

Fonte

3 comentários:

  1. Eu penso que nao basta ser vegano ou vegetariano. Se e para eliminar o que nao e saudável , entao vamos eliminar. Temos tantos alimento saudáveis e deliciosos. Existem sobremesas maravilhosas sem adição de acucar. O acucar e o maior veneno que existe hoje na industria de alimentos, me perdoe a franqueza mas se vamos ensinar sobre saúde nao me parece coerente ensinarmos receitas com acucar branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O açúcar é o maior veneno que existe hoje na indústria de alimentos...", concordo com você, creio que a palavra-chave seja moderação. Só uma ressalva: a receita não menciona açúcar "branco", ficando a critério de cada um utilizar o que achar mais conveniente, ou mesmo omiti-lo.

      Outro ponto a ser esclarecido, é que nem todos são vegetarianos por questões de saúde e o Cantinho Vegetariano nunca teve pretensão de ser um cantinho "natureba", apesar de concordar que quanto mais natural a alimentação, melhor.

      Desde a criação do blog, já fui criticada por publicar receitas com frituras, açúcar, alho, cebola, soja, óleo de canola, caldos e temperos industrializados, etc... Confesso que há muito desisti de tentar agradar a todos e mais uma vez ressalto a questão do equilíbrio, ou seja, nada de exageros, pois segundo estudos, até água em demasia faz mal.

      Finalizando, atualmente o blog conta com um acervo de mais de 2.000 receitas, o que me faz pensar que certamente tem opções para todos os gostos, inclusive para o seu.

      Certa da sua compreensão... Abraço!

      Excluir
    2. É isso aí! Vale lembrar que escolhemos ser vegans por compaixão pelos animais! Tem gente que pensa que por um simples caso de saúde própria! Claro que melhora (e muito!)a saúde! Mas não é o ponto primordial!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...