Batata Assada Perfeita (vegana)

Batata Assada Perfeita (vegana)
Ingredientes

1 kg de batata asterix
4 dentes de alho
1 ramo de alecrim
4 ramos de tomilho
Sal a gosto

Preparo

Lave bem as batatas. Descasque e reserve as cascas. Coloque-as em água corrente, dentro de um recipiente, por 5 minutos. Leve uma panela larga ao fogo com água. Coloque as batatas e as cascas para cozinharem (eu gosto de acrescentar o sal nessa hora). Cozinhe até ficarem macias. Escorra a batata e descarte as cascas. Sacuda bem as batatas no escorredor para que ela crie uma camada meio esfarelada em volta, isso ajuda ela a ficar mais crocante. Deixe repousar por 10 minutos.

Enquanto repousam, coloque um refratário dentro do forno ligado na temperatura máxima. Após os 10 minutos, retire o refratário do forno usando uma luva ou um pano seco, e forre com azeite. Coloque as batatas no refratário e mexa bem usando uma colher, para que todas as batatas fiquem envolvidas com o azeite quente. Leve ao forno e reduza a temperatura para média. A cada 20 minutos abra o forno e vire as batatas, para que assem por igual.

O tempo total de cozimento é em torno de 1 hora. Faltando 10 minutos para completar o cozimento, retire as batatas do forno e adicione o alho amassado na faca, o alecrim e o tomilho. Volte ao forno por mais 10 minutos. Para finalizar, polvilhe com sal fino (caso ainda não tenha colocado o sal) e sirva em seguida.

Fonte: Cozinha do Tenso

7 comentários:

  1. Meu nome é Henrique, sou dono do blog Cozinha do Tenso. Acabei vendo por um acaso que vcs compartilharam a minha receita de batata, fiquei muito feliz e fiquem a vontade de compartilhar o que desejarem do meu blog.
    Queria tb dar meus parabéns pelo seu blog, é muito bom e eu não conhecia ele ainda. Navegarei muito nele ainda.

    Abraços, Tenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique... Seja bem-vindo! Seu blog também é muito bom! Já estou com mais 2 ou 3 receitas suas salvas nos favoritos para publicar em breve. Obrigada por permitir e até incentivar isso.

      Essas batatas devem ficar uma verdadeira delícia. Às vezes eu uso essa técnica de cozinhar, mas depois eu frito as batatas. Como estou querendo diminuir as frituras, da próxima vez vou assar. E a dica da "sacudida" no escorredor é de ouro! Eu costumo ir além e dou umas mexidas com um garfo. Faz toda a diferença na formação da casquinha.

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigado pelo elogio!
      Sobre as batatas, a sacudida faz muita diferença mesmo. Outra coisa é esperar ela esfriar no escorredor para evaporar o excesso de água antes de colocar para assar.

      Abraços!

      Excluir
    3. Opa! Essa eu não sabia... Valeu por mais essa dica!

      Excluir
    4. Cantinho Vegetariano deveria citar a fonte...isto é ÉTICO.

      Excluir
    5. soninha cidreira caso não tenha reparado a fonte foi citada, inclusive com link para a receita original. Todas as receitas publicadas no blog são de outros blogs/sites ou livros/revistas e todas têm as respectivas fontes citadas e linkadas em seus rodapés.

      Também é ÉTICO averiguar antes de comentar/criticar.

      Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...