Hambúrguer de Lentilha e Beterraba (vegana)

Hambúrguer de Lentilha e Beterraba (vegana)

Ingredientes

1 xícara de lentilhas pretas (secas)
2 xícaras de caldo de cogumelos caseiro
1 colher (sopa) de óleo de coco
4 dentes de alho picados
1/2 xícara de cebola picada
1 colher (chá) de alecrim fresco picado
1 e 1/2 xícara de beterraba ralada
3/4 de xícara de sementes de girassol descascadas
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
2 colheres (sopa) de missô
3 colheres (sopa) de farinha de chia
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
1/4 de xícara de sementes de cânhamo
Sal marinho a gosto
Óleo vegetal ou azeite de oliva (para fritar/grelhar)

Preparo

Em uma panela média, misture as lentilhas e o caldo de cogumelos e leve para ferver em fogo alto. Quando levantar fervura, reduza o fogo e cozinhe, parcialmente tampado, por cerca de 25 a 30 minutos, ou até que as lentilhas estejam macias (não cozinhe demais ou as lentilhas ficam muito moles). Retire do fogo.

Em uma panela média aqueça o óleo de coco em fogo médio-alto. Adicione o alho e refogue por 30 segundos. Em seguida, adicione a cebola e o alecrim e refogue por 3-4 minutos, ou até as cebolas ficarem translúcidas. Junte as beterrabas e cozinhe cerca de 3-4 minutos ou até até ficarem macias

Transfira a mistura quente para um processador de alimentos e acrescente as sementes de girassol, o vinagre, o missô, a farinha de chia e metade das lentilhas. Processe até obter uma mistura ligeiramente grossa, que grude facilmente (não processe demais). Adicione as lentilhas restantes e as sementes de cânhamo e pulse várias algumas vezes para incorporar, deixando um pouco de textura. Prove e ajuste o sal e demais temperos, se desejar.

Transfira a mistura do processador de alimentos para uma tigela e, com o auxílio de um aro modelador, molde os hambúrgueres com cerca de 1 cm (ou um pouquinho mais) de espessura. Logo antes de cozinhar, pincele os dois lados dos hambúrgueres com um pouquinho de azeite e tempere levemente com sal e pimenta.

Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de óleo em fogo médio e frite os hambúrgueres por 5-6 minutos de cada lado, ou até dourar e ficar crocante por fora. Sirva imediatamente montando os lanches com seus acompanhamentos favoritos, tais como tomates, verduras, brotos e molho aioli ou outro de sua preferência.

Dicas

- Se preferir, você pode apenas grelhar os hambúrgueres. Nesse caso, pincele-os com azeite, Nesse caso, pincele uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite em fogo baixo, pincele os hambúrgueres também com azeite e grelhe até atingir o ponto desejado, virando para grelhar por igual.
- Se não for possível usar o caldo de cogumelos, substitua por caldo de legumes caseiro.

Rendimento: 8 hambúrgueres

Créditos: Julie Morris

Preparou esses deliciosos e nutritivos hambúrgueres? Tire uma foto e marque a gente nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook e no Twitter.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...