Batata Frita na Panela de Pressão (vegana)

Batata Frita na Panela de Pressão (vegana)

Ingredientes

Batatas médias (entre 220 e 250 g cada), de preferência Asterix (de casca rosada)
Óleo de sua preferência
Ramos de alecrim fresco (opcional)
2 ou 3 dentes de alho com casca, cortados ao meio (opcional)
Sal a gosto

Preparo

Descasque (ou lave bem) e corte as batatas em palitos de 1 centímetro de lado. Costumo usar um fatiador, mas se você não tiver, a faca está aí pra isso. Coloque em uma tigela, lave até a água parar de ficar turva e deixe de molho na geladeira por no mínimo meia hora, ou até de um dia para o outro – isso ajuda a retirar o excesso de amido. Na hora de fritar, escorra e enxague muito bem as batatas – o papel-toalha é tão importante aqui quanto após a fritura.

Em uma panela de 5 litros, o ideal é fritar 1 quilo de cada vez. Coloque as batatas dentro da panela seca (é isso mesmo: neste método, o óleo entra depois). Se optou por utilizar, acrescente os ramos de alecrim fresco e os dentes de alho. Despeje o óleo frio, direto da embalagem, sobre as batatas, até cobrir (você vai precisar de cerca de 1 litro de óleo para cada 600 g de batata). Feche a panela com a tampa sem a válvula. Acenda o fogo no máximo e deixe assim até começar a sair vapor pelo bico (leva de 5 a 7 minutos). Reduza o fogo, e aí é esperar.

Se você estiver fazendo a receita pela primeira vez, dê uma olhada aos 20 minutos para ver se está tudo correndo bem, se todas as batatas estão cobertas pelo óleo, etc. Como não há pressão, não é preciso apagar o fogo e esperar esfriar: basta desencaixar a tampa, como se você estivesse trabalhando com uma panela qualquer. Normalmente, leva de 30 a 40 minutos para ficar pronta, contados depois que começa a soltar o vapor. Quando estiverem douradas, retire da panela com uma escumadeira, escorra o excesso de óleo em papel-toalha, tempere com sal a gosto e sirva.

Dica - Se você quiser fazer uma quantidade maior do que sua panela suporta, aqueça o forno enquanto frita a primeira leva; quando ficar pronta, escorra, coloque no forno e apague-o. Frite a segunda leva no mesmo óleo da primeira (talvez seja preciso completar com mais um pouco); se estiver usando alecrim e/ou alho, lembre-se de tirá-los, pois irão queimar se fritarem mais uma vez.

Importante - Apesar do trocadilho no título, o método não é feito sob pressão, apenas dentro da panela de pressão. Portanto, é preciso conferir se a válvula da sua panela desencaixa.

Batata Frita na Panela de Pressão (vegana)

Veja fotos do passo-a-passo aqui.

Fonte: Receita e fotos do blog Hipster Channel

2 comentários:

  1. POR FAVOR DIZ PRA MIM O QUE É OVO LACTO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tania, eu já respondi sua pergunta, o que acontece é que você não volta nas páginas onde elas foram feitas para ver a resposta. Confira aqui e aqui.

      Mas vamos lá... Sempre que encontrar a indicação "ovo-lacto" na frente do nome de uma receita, significa que há ovos e/ou leite e derivados entre os ingredientes. Atualmente o Cantinho Vegetariano só publica receitas veganas, ou seja, sem nenhum ingrediente de origem animal.

      Para entender os diferentes tipos de vegetariano, clique aqui.

      Se possível, entre em contato comigo, por mensagem privada na página do Cantinho Vegetariano no Facebook. Quero falar com você sobre um projeto que talvez possa te ajudar nessa transição.

      Abraço!

      Excluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...