Tomate Recheado com Proteína de Soja e Lentilha (vegana)

Tomate Recheado com Proteína de Soja e Lentilha (vegana)
Ingredientes

1 xícara de lentilha
1 e 1/2 xícara de PTS
2 dentes de alho picados
1/2 cebola média picada
1 xícara de cheiro-verde picado
6 folhas de manjericão picado
5 azeitonas picadas
1 colher (sopa) rasa de páprica picante
5 tomates médios
Sal e azeite a gosto

Preparo

Primeiramente separe as lentilhas que estiverem ruins do restante, e em seguida lave-as em uma peneira. Pique os ingredientes e hidrate a proteína de soja até ficar macia, em seguida escorra a água e reserve. Refogue o alho em um fio de azeite, depois acrescente a cebola e deixe dourar; em seguida adicione a lentilha e tempere com sal. Refogue em fogo baixo e acrescente 3 xícaras de água e tampe a panela.

Deixe a mistura fervendo até quando a água estiver quase seca (isso levará em média 15 minutos) e junte a proteína de soja com as lentilhas. Mexa bem, coloque mais um fio de azeite, acrescente as azeitonas e tempere com mais sal, se achar necessário. Tampe a panela novamente e deixe refogando por mais 5 minutos (fique de olho para a mistura não queimar). Em seguida adicione a páprica, o manjericão e o cheiro-verde, mexa bem e desligue o fogo. Reserve.

Corte a tampa superior do tomate (aquela onde ficam as folhinhas) e com o auxílio de uma colher de chá, retire a polpa e sementes, deixando o tomate oco; é bem fácil. Tempere cada tomate com um pouquinho de sal e azeite, esfregando as laterais por dentro com o auxílio do dedo. Distribua o recheio entre os tomates. Unte uma assadeira com um pouco de azeite e disponha os tomates. Asse em forno médio preaquecido por 20 minutos ou até o tomate ficar murchinho. Sirva quente.

Nota - Para esta receita o ideal são os tomates mais vermelhinhos e não muito pequenos; você pode usar tanto os compridinhos, fica parecendo um barquinho, ou os mais redondinhos, como os da foto. Caso sobrar recheio, você pode usar em massas ou comer junto com arroz. E para não jogar fora a polpa retirada dos tomates, você pode fazer um delicioso molho para uma futura receita.

Fonte: Receita e foto do blog Presunto Vegetariano

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...