Hortaliças brássicas e seus benefícios

Hortaliças brássicas e seus benefícios
Você sabe quais são as hortaliças brássicas ou crucíferas e quais são os seus benefícios para a saúde? Fazem parte desse grupo a couve-flor, o repolho, o brócolis, a couve-manteiga, a couve-de-bruxelas, a mostarda, nabo, agrião, rabanete e rúcula.

Além de vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, essas hortaliças apresentam compostos bioativos, que podem produzir efeitos benéficos sobre a saúde. Podem evitar a formação de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon. São ricas em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação.

Entres os compostos bioativos dessas hortaliças estão os glicosinolatos e S-metil-cisteína-sulfóxidos. Substâncias que se formam a partir desses compostos são capazes de produzir o efeito de prevenção do câncer.

Os isotiocianatos e outros compostos são formados a partir dos glicosinolatos através da ação de uma enzima chamada mirosinase presente nesses vegetais. Seu mecanismo de ação é inibir enzimas capazes de ativar carcinógenos e de induzir enzimas que contribuiriam para a eliminação desses carcinógenos pelo organismo.

Por este motivo não deixe de incluir esse tipo de hortaliça no seu cardápio, que pode ser utilizado em diversos tipos de preparações como molhos, recheio de massas e tortas, sopas, cremes, refogado, gratinado, ou no vapor. Evite o preparo através do microondas, no qual é perdido a enzima necessária para a presença do isotiocianatos.

De qualquer forma é bom deixar claro que vários fatores estão envolvidos na prevenção e no aparecimento de câncer, como outros aspectos alimentares, o meio ambiente, a genética, etc.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...