Linguine à Carbonara (vegana)

Linguine à Carbonara (vegana)
Ingredientes

Para o creme:
1 batata grande
1/2 mandioquinha média
1 colher (sobremesa) de sal negro do himalaia moído
1 colher (sopa) de farinha de grão-de-bico
Sal a gosto

Para a massa:
4 cogumelos paris ou portobelo cortados em tirinhas pequenas
1 colher (chá) de fumaça líquida, ou a gosto
Sal e azeite de oliva a gosto
Linguine (ou a massa que preferir) do tipo grano duro

Preparo

Creme:
Cozinhe a batata e a mandioquinha em água com sal. Coloque-as num processador ou use o mix de mão e bata, com um pouquinho de água (pouca, não exagere), até virar um purê cremoso. Acrescente a farinha de grão-de-bico e o sal negro do himalaia e bata bem. A consistência tem que ser cremosa, de mingau (nem aquosa, nem dura). Corrija o sal, se necessário.

Massa:
Cozinhe o macarrão em água e sal. Escorra. Numa frigideira, coloque um pouquinho de azeite e frite os cogumelos picados. Acrescente a fumaça líquida e deixe uns segundos mais. Acrescente o macarrão cozido, mexa e deixe que pegue bem o gosto da fumaça. Acrescente duas ou 3 colheres do creme que preparou anteriormente para cada porção de uma pessoa (aproximadamente 80 g  de macarrão). É o suficiente para o macarrão ficar coberto pelo creme sem parecer que colocou molho. Deixe o creme cozinhar por alguns minutos. Ele engrossa por conta da farinha de grão-de-bico e agarra no macarrão. Se ficar muito seco, coloque mais creme.

Dica - O creme pode ser guardado em geladeira por vários dias. De um dia para o outro, o cheiro/gosto de ovo fica mais acentuado.

Nota - É sempre divertido tentar "veganizar" receitas. Esta foi muito difícil, afinal, só tem ingredientes de origem animal... Mas o resultado foi muito bacana! O sal negro do himalaia é muito usado por chefes veganos para dar o gostinho/cheiro de ovo nas receitas. A fumaça líquida completa a combinação e temos um carbonara muito interessante!

Linguine à Carbonara (vegana)

Fonte: Receita e foto do blog Ser Vegana

Fez a receita? Tire uma foto e marque a gente nas redes sociais. Estamos no Facebookno Instagram e no Twitter.

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...