"Tender" de Natal (vegana)

"Tender" de Natal (vegana)
Ingredientes

Para a polenta de grão-de-bico (fazer um dia antes):
2 xícaras de farinha de grão-de-bico
3 xícaras de água ou caldo de legumes
1 tomate grande
2 dentes de alho
1/4 de cebola
1/3 de pimentão vermelho
Sal, louro em pó e sementes de cominho a gosto

Para o recheio (fazer um dia antes também):
50 g de cogumelo shitake
50 g de cogumelo paris fresco
50 g de shimeji (você pode usar o cogumelo que quiser)
1 cenoura pequena
1 pedaço de salsão
1 cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto

Para a massa folhada:
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de água
1/3 de xícara de óleo ou azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico ou bicarbonato
Amido de milho

Para finalizar:
Catchup

Preparo

Polenta de grão-de-bico:
Bata tudo no liquidificador, coloque numa panela e leve ao fogo até que engrosse e vire uma polenta firme. Despeje num pedaço de papel alumínio e faça uma bola meio achatada com a massa (modele). Leve à geladeira até o dia seguinte. Observação: Faça furinhos no alumínio. Pode juntar um pouquinho de água, mas é só jogar fora que a massa não fica comprometida. O tempero dessa polenta, na verdade, fica a seu gosto. Essa é só uma sugestão.

Recheio:
Pique a cebola e passe os dentes de alho no espremedor. Refogue em azeite. Passe a cenoura e o salsão pelo processador. Junte na panela. Passe os cogumelos no mesmo processador e junte à panela também. Salgue. Refogue tudo até que esteja macio. Deixe a mistura secar um pouco (não pode ficar muito aguada) e desligue. Leve à geladeira.

Massa folhada:
Aqueça a água e o óleo. Junte os demais ingredientes e misture até que forme uma massa homogênea. Sove. Deixe esfriar. Abra a massa bem fina com um rolo. Polvilhe amido de milho sobre a massa aberta (usamos um coador, para facilitar). Enrole a massa, formando um tubo. Corte o tubo em dois (para facilitar). Abra novamente a massa, achatando o tubo. Corte no tamanho e formato desejado.

Montagem e finalização:
No dia seguinte, tire tudo da geladeira. Coloque a bolota de grão-de-bico numa assadeira, sem o papel alumínio e, com cuidado, abra uma tampa no topo dela com uma colher (pequena). Com a colher ainda, vá retirando, pelo buraco que fez, o recheio da bolota. É como fazemos com as morangas para recheá-las. Quando estiver bem cavado, encha com o recheio de cogumelos. Recoloque a tampa. Não há problemas se rachar um pouquinho. Vamos passar massa folhada ao redor de tudo, então, não vai aparecer. Corte um pedaço da massa folhada e abra bem fina. Coloque sobre a bolota, com a parte central cobrindo a tampa por onde se escavou. Vire e feche a massa folhada. Vire novamente e deixe a parte lisa para cima. Com uma colher, faça riscos paralelos na massa (sem cortar, apenas desenhos). Passe catchup por cima da massa e leve ao forno até dourar. Você pode decorar com frutas, com batatas assadas ou outro legume assado que quiser. Sirva com arroz à grega.

"Tender" de Natal (vegana)

Nota - Muitas pessoas perguntam a razão de vegetarianos e veganos fazerem pratos parecidos com pratos onívoros. Os pratos que se parecem com hambúrgueres, almôndegas, salsichas, bifes, bacon, etc. ajudam algumas pessoas que não querem comer carne, mas têm vontade, a mudarem seus hábitos. Muitas vezes não é uma questão de sabor, mas de aparência ou textura. Nos encontros sociais, esses pratos também podem ser úteis, pois chamam a atenção de onívoros que não imaginam que a cozinha vegetariana possa ser interessante, despertando novas reflexões. Então, aqui está: uma tentativa de imitação de um prato onívoro.

Fonte: Receita e fotos do blog Ser Vegana

Um comentário:

  1. minhanossasenhoradaaparecida, essa receita é sensacional! QUE CRIATIVIDADE! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...