Espaguete com Almôndegas de Lentilha (vegana)

Espaguete com Almôndegas de Lentilha (vegana)
Ingredientes

Para as almôndegas:
1 xicara de lentilhas cozidas e escorridas
2 dentes de alho amassados
1 cebola pequena, picadinha ou se preferir, ralada
Salsa e cebolinha a gosto
2 colheres (sopa) de alho-poró picado
1/4 de xicara de farinha de arroz
1/4 de xicara de polvilho ou farinha de tapioca
2 colheres (sopa) de farinha de milho (fubá)
2 colheres (sopa) de Nutritional Yeast (opcional)
1 pitada de páprica defumada em flocos (opcional)
Sal e pimenta a gosto

Para o molho de tomates:
1 cebola grande picada
3 dentes de alho amassados
1/2 xícara de salsa e cebolinha picadas
4 tomates grandes, bem maduros, picados
1 colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de mostarda em pó
Sal e pimenta moída na hora a gosto
3 colheres (sopa) de óleo ou azeite
1/2 xícara de caldo de legumes ou água

Espaguete ou outra massa de sua preferência (veja dica no final)

Preparo

Almôndegas:
Escorra bem o caldo da lentilha e coloque em uma vasilha grande. Esmague um pouco com o garfo até conseguir uma pasta. Não esmague muito, deixe algumas lentilhas inteiras. Acrescente a cebola, o alho, o alho-poró, a salsa e a cebolinha picadas e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto, adicione a páprica defumada e o Nutritional Yeast se for usar. Acrescente a farinha de arroz e o polvilho. Misture bem até agregar os ingredientes. Coloque a farinha de milho e comece a modelar. O ponto desta massa é de não grudar nas mãos. Se estiver grudando ainda, acrescente mais um pouco de farinha de milho. Lembre-se de não perder o tempero. Se acrescentar mais farinha, verifique se nao é necessário adicionar mais temperos. Modele as almôndegas do tamanho que preferir e coloque-as em uma assadeira untada. Leve ao forno preaquecido e asse até dourar. O importante é que as almôndegas fiquem firmes o suficiente, porque você vai colocá-las no molho de tomates. Enquanto as almôndegas assam, prepare um delicioso molho.

Molho de tomates:
Aqueça o óleo em uma frigideira grande e funda, ou se preferir use uma panela. Eu adoro frigideiras, mas panela funciona bem também. Deixe o óleo aquecer bem e coloque o alho. Abaixe o fogo, deixe dourar rapidamente e acrescente a cebola picada. Tempere com sal e pimenta moida e acrescente a páprica defumada. Deixe a cebola dourar bem. Continue mexendo sempre. Acrescente os tomates picados sem semente e sem pele (se usar tomates orgânicos pode usar a pele). Deixe o tomate cozinhar e o molho se formar. Acrescente a mostarda em pó e continue mexendo mais um pouco. Se for usar caldo de legumes acrescente agora. Ou então use apenas a quantidade equivalente de água tomando o cuidado de acertar o tempero de novo. Deixe o molho apurar em fogo baixo.

Retire as almôndegas do forno e coloque na frigideira ajeitando dentro do molho. Deixe as almôndegas cozinhando mais um pouco dentro do molho para que agreguem o seu sabor. Tome cuidado para que elas não grudem no fundo da frigideira. Vire quando necessário para que elas cozinhem por igual e peguem a corzinha do molho de tomates. Jogue a salsa e cebolinha sobre as almôndegas no molho e misture delicadamente.

Finalização:
Cozinhe o macarrão "al dente" e escorra bem. Sirva as almôndegas sobre o macarrão como mostra a foto. Uma salada com legumes e verduras bem variadas completa esta refeição simples e muito saborosa!

Dica - Dê preferência a um macarrão sem glúten para que a receita fique totalmente sem glúten. Eu usei macarrão de milho, mas pode ser de arroz ou outro que você tenha disponível. Caso não consiga, não tem problema, pelo menos as almôndegas não têm glúten.

Fonte: Receita e foto de Lori Ellis, do blog Veganana

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...