Pudim de Damascos (vegana)

Pudim de Damascos (vegana)
Ingredientes

1/2 xícara de castanhas-de-caju
12 damascos secos
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de agave ou melado

Preparo

Coloque os damascos de molho em água filtrada em um recipiente de vidro. Tampe e leve à geladeira. Deixe por umas 8 horas antes de usar. Este é o tempo suficiente para que os damascos inchem e fiquem bem hidratados. Este processo é super legal porque o resultado e uma deliciosa "compota" crudívora. A fruta hidrata e incha e a água absorve o sabor dela e forma uma calda levemente adocicada. Na mesma ocasião prepare as castanhas. Lave-as e coloque de molho em água filtrada também usando um recipiente de vidro. Tampe e coloque na geladeira pelo mesmo tempo que os damascos vão ficar de molho.

Passado o tempo de molho dos dois ingredientes, comece pela castanha-de-caju. Escorra a água e coloque as castanhas hidratadas no liquidificador juntamente com o agave, a baunilha e 5 damascos hidratados. Coloque um pouco de água filtrada (o suficiente para começar a bater). Acrescente água aos poucos e continue batendo em velocidade alta até obter um creme lisinho. A quantidade de água vai depender da consistência que você desejar para o seu pudim (eu fiz o meu mais consistente, mas se quiser um creme mais leve, é só colocar um pouco mais de água). Coloquei apenas uma colher de agave, caso queira um pudim mais docinho coloque mais agave ou melado a gosto.

Fatie os damascos restantes e monte o pudim. Em uma taça coloque uma camada do pudim e cubra com as fatias de damasco. Coloque mais pudim e decore com fatias de damasco na lateral da tacinha. Despeje um pouco da calda dos damascos sobre o pudim e decore a seu gosto. Com uma folha de menta fica lindo! Cubra as tacinhas com um filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva bem gelado. Bom apetite!

Nota - Uma sobremesa leve e muito cremosa que pode ser feita com outras frutas secas como ameixas e figo. Não pode ser mais fácil, rápida e gostosa! E o melhor de tudo, é crudívora!

Fonte: Receita e foto de Lori Ellis, do blog Veganana

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...