Lascas de Batata-Doce Salteadas com Tofu Crocante (vegana)

Lascas de Batata-Doce Salteadas com Tofu Crocante (vegana)
Ingredientes

Para o salteado de batata-doce:
1 batata-doce
1/2 xícara de nirá picado
100 g de shitake em fatias
2 colheres (sopa) de saquê seco
1 tomate sem sementes, picado
Óleo de gergelim a gosto
Sal e pimenta a gosto

Para o tofu crocante:
200 g de tofu firme em cubos
1/2 xícara de hortelã picada
3 colheres (sopa) de gengibre ralado
1/2 xícara de azeite
1 colher (sopa) de vinagre de laranja

Preparo

Tofu crocante:
Em uma tigela, coloque a hortelã, o gengibre, o azeite e o vinagre de laranja. Bata com um fouet para misturar bem. Arrume o tofu em uma tigela rasa e larga e despeje o molho por cima. Deixe todos os cubos submersos no molho. Tampe e guarde na geladeira de um dia para o outro. Caso não queira esperar, retire antes, mas lembre que o tofu tem sabor neutro, então quanto mais tempo ficar no molho, melhor. No dia seguinte, coloque o tofu junto com a marinada em uma assadeira (não se preocupe com a textura, o azeite endurece mesmo, mas ao aquecer vai voltar ao normal). Leve ao forno alto (280°C) e asse, sacudindo a assadeira de vez em quando para que assem por igual. Deixe no forno até o tofu ficar crocante e dourado. Desligue o forno e reserve aquecido.

Salteado de batata-doce:
Corte a batata-doce ao meio. Pegue as duas metades cortadas e faça um corte no meio, agora na vertical. Passe em uma fatiador de legumes ou faça lascas finas com um descascador. Reserve. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite e refogue o nirá em fogo baixo, deixando até amaciar. Aumente o fogo para médio, adicione o shitake e salteie rapidamente. Adicione a saquê e os tomates e salteie novamente por uns 2 minutos. Reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhando até os tomates começarem a desmanchar.

Enquanto isso, ferva água em uma panela larga e escalde as lascas de batata-doce, deixando-as cozinhar por uns 2 minutos. Escorra e despeje direto na frigideira do refogado. Não deixe as lascas paradas no escorredor, pois vão secar. Despeje-as molhadas, direto no refogado. Misture bem e deixe por uns minutos para os sabores se misturarem. Adicione o tofu crocante (sem o caldo que ficou na assadeira), tempere com sal e pimenta e misture. Desligue o fogo e finalize com um fio de óleo de gergelim.

Nota - A batata-doce é um dos onze superalimentos que você deveria consumir mais.

Rendimento: Serve 2 pessoas

Fonte: Receita e foto do blog A Cozinha de Casa

0 Comentários:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...