Quinua

Cereal sagrado dos Incas, a quinua tem em sua composição valores nutritivos comparados ao leite materno e propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação dos tecidos e células

Quinua
Há mais de 5000 anos este vegetal da família do espinafre é produzido nas regiões andinas da Bolívia e do Peru, onde a temperatura gira em torno dos 10°C.

Graças à técnica de plantio dos camponeses incaicos e aos canais de irrigação construídos pelo povo, a planta conseguiu se desenvolver em meio a um ambiente gelado e ao relevo montanhoso, chegando a resistir aos 30°C negativos.

Considerada um alimento sagrado pelos Incas, a quinua foi abolida da dieta nativa em 1532 com a chegada dos espanhóis. Hoje, seu plantio é feito de acordo com as normas da INFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) e sua colheita se dá no mês de setembro.

Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam em sua composição nutricional semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.

Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e umd eles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.

Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos estados Unidos o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Receitas relacionadas:

» Torta de Palmito em Massa Integral de Quinua
» Viradinho de Quinua com Legumes
» Bolinho de Quinua e Soja
» Tabule Primavera de Quinua
» Mingau de Quinua e Aveia
» Salada de Arroz Integral e Quinua
» Pão de Quinua Germinada
» Bolinho de Milho e Quinua
» Matinal de Quinua
» Sopa de Quinua em Grãos e Legumes
» Farofa de Banana com Quinua
» Vinagrete de Quinua
» Quinua com Feijão
» Salada de Quinua
» Quinua com Milho, Cebolinha e Hortelã
» Risoto de Quinua com Cogumelos
» Conchinha de Folha com Quinua
» Hambúrguer de Quinua
» Caldo de Inverno com Quinua
» Bolinho de Mandioquinha com Quinua
» Quinua Doce
» Risoto de Quinua com Espinafre e Queijo Branco
» Nhoque de Quinua ao Molho Bolonhesa
» Quinua com Amêndoa e Damasco
» Barrinha de Cereais
» Farofa com Sementes Milionárias
» Salada dos Incas
» Sushi de Quinua
» Quinua com Arroz Selvagem e Aveia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...