Quinua

Cereal sagrado dos Incas, a quinua tem em sua composição valores nutritivos comparados ao leite materno e propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação dos tecidos e células

Quinua
Há mais de 5000 anos este vegetal da família do espinafre é produzido nas regiões andinas da Bolívia e do Peru, onde a temperatura gira em torno dos 10°C.

Graças à técnica de plantio dos camponeses incaicos e aos canais de irrigação construídos pelo povo, a planta conseguiu se desenvolver em meio a um ambiente gelado e ao relevo montanhoso, chegando a resistir aos 30°C negativos.

Considerada um alimento sagrado pelos Incas, a quinua foi abolida da dieta nativa em 1532 com a chegada dos espanhóis. Hoje, seu plantio é feito de acordo com as normas da INFOAM (Federação Internacional de Movimentos de Agricultura Orgânica) e sua colheita se dá no mês de setembro.

Propriedades Nutricionais - Alguns estudos apontam em sua composição nutricional semelhanças com o leite materno. Rica em ferro, cálcio, fósforo e carboidratos, a quinua fornece energia, atua na elasticidade das fibras musculares e auxilia na recuperação dos tecidos e células, além de produzir hormônios e enzimas. Em 100 gramas do cereal são encontrados 74 gramas de carboidratos, 23 gramas de proteínas e 15 gramas de fibras. Conta ainda com 18 aminoácidos e vitaminas, como B1, B2, B3, B6 e A.

Propriedades Medicinais - Entre os 18 aminoácidos encontrados na quinua, dois - Metionina e Lisina - estão ligados ao desenvolvimento da memória e dos reflexos, e umd eles - Tripofano - é capaz de liberar no cérebro a serotonina, substância que dá uma sensação de alegria e bem-estar. Além de combater a depressão, o vegetal também auxilia na manutenção do sistema imunológico e no tratamento de problemas urinários, osteoporose, anemia e diabetes. Livre de glúten, é indicado para celíacos (pessoas com alergia à glúten). Por suas fontes protéicas de origem vegetal, está completamente livre de gorduras saturadas e colesterol, grandes vilões das doenças cardiovasculares.

Curiosidades - Graças ao seu alto poder nutritivo, a quinua foi considerada pela Academia de Ciências dos estados Unidos o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano, fazendo parte inclusive da dieta dos astronautas da NASA que saem em viagens muito longas. De acordo com o único representante do vegetal aqui no Brasil, Clodomiro Carlos do Pinhal, que começou a importar a quinua em 2004, o aumento na procura do vegetal se deu pelo fato de as pessoas estarem preocupadas com uma alimentação mais saudável.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

Receitas relacionadas:

» Torta de Palmito em Massa Integral de Quinua
» Viradinho de Quinua com Legumes
» Bolinho de Quinua e Soja
» Tabule Primavera de Quinua
» Mingau de Quinua e Aveia
» Salada de Arroz Integral e Quinua
» Pão de Quinua Germinada
» Bolinho de Milho e Quinua
» Matinal de Quinua
» Sopa de Quinua em Grãos e Legumes
» Farofa de Banana com Quinua
» Vinagrete de Quinua
» Quinua com Feijão
» Salada de Quinua
» Quinua com Milho, Cebolinha e Hortelã
» Risoto de Quinua com Cogumelos
» Conchinha de Folha com Quinua
» Hambúrguer de Quinua
» Caldo de Inverno com Quinua
» Bolinho de Mandioquinha com Quinua
» Quinua Doce
» Risoto de Quinua com Espinafre e Queijo Branco
» Nhoque de Quinua ao Molho Bolonhesa
» Quinua com Amêndoa e Damasco
» Barrinha de Cereais
» Farofa com Sementes Milionárias
» Salada dos Incas
» Sushi de Quinua
» Quinua com Arroz Selvagem e Aveia

4 comentários:

  1. Boa noite, Sra Elaine, tenho problema de intestino preso e vou começar a tomar Quinua, gostaria de saber se ela é boa pra soltar o intestino, tomo todos os dias farinha de linhaça, mas não esta adiantando.
    grata
    gil

    ResponderExcluir
  2. Gil, uma das edições da Revista dos Vegetarianos tem uma matéria de capa falando sobre intestino preguiçoso. Eu vou dar uma olhada pra ver se fala alguma coisa sobre a quinua.

    De qualquer forma, acho que seria interessante você adquirir um exemplar da revista, já que você tem esse problema. Assim você pode aproveitar todas as dicas!

    O link é esse aqui: http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=950&pag_id=16344

    Espero ter ajudado... Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oiii!
    Amei seu blog!
    Posso colocá-lo nos meus favoritos ??
    Aproveite e de uma passadinha no meu: http://tudonatureba.blogspot.com/

    bjo e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Elaine, de imenso proveito, este cantão! Faço muitas das receitas aqui postadas. Gratíssima

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Cantinho Vegetariano e deixar um comentário... Tentarei responder o mais breve possível.

Atenção!!!

Comentários com links não serão aceitos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...